Godigital Festival: Quais as tendências do marketing digital para 2023?

Tendência: substantivo feminino que significa “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão”. E um local onde as tendências sobre o marketing digital em 2023 serão reveladas e/ou discutidas é aqui: no Godigital Festival. O evento que ocorre de 26 a 28 de janeiro, no Centro de Convenções, em Olinda, vai reunir vários fenômenos da internet para debater e antecipar o que vem por aí nesta área. 

>> Godigital Festival 2023 reúne os maiores nomes do marketing digital e do empreendedorismo

>> Godigital Festival 2023: Conheça todos os palcos do evento

>> Vai ao Godigital Festival 2023? Conheça algumas opções de lazer no Recife

Mas enquanto esta grande experiência em formato de encontro presencial não chega, muito se tem discutido por aí quais tendências do marketing digital seriam essas para o ano que vem. E fazendo um breve levantamento de vários sites especializados sobre o assunto, é possível prever alguns destaques. Confira. 

Tendências do Marketing Digital para 2023

Vídeos curtos

Usar vídeos como estratégia de marketing digital não é novidade. Mas esse tipo de conteúdo tem ganhando cada vez mais força, principalmente através de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube. Enquanto os dois primeiros valorizam os vídeos curtos, objetivos e bem-humorados, o YouTube ainda prioriza conteúdos longos e explicativos. E mesmo diante desta tendência crescente, é importante criar conteúdos de acordo com a estratégia digital pré-estabelecida para sua empresa e suas personas, pois de nada adiantará alcançar um público que não se interessa pelo seu produto ou serviço. 

Interface de voz do usuário (VUI)

O marketing da Interface de Voz do Usuário (VUI) traz uma combinação de software e inteligência artificial para gerenciar campanhas de marketing por interfaces de voz. Esta é uma tendência para 2023 porque este mecanismo tem superado outras interfaces digitais quando se considera taxas de engajamento. Através deste método, as campanhas criadas fazem uso de um processamento de linguagem que aparenta naturalizar e humanizar mais as interações com os clientes. Por isso, essa tendência do marketing digital tende a estar mais presente em produtos, campanhas e serviços na sociedade. 

Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são tecnologias em alta no universo do marketing digital para os próximos anos. Embora os conceitos sejam confundidos como um só, o marketing da Realidade Virtual (VR) e da Realidade Aumentada (AR) são diferentes. Enquanto a AR projeta informações no mundo real – como, por exemplo, um filtro de Instagram – o VR substitui o que você está vendo por um conteúdo 100% virtual, criado por computador. Mas ambos são frequentemente usados para criar experiências imersivas de alguma marca ou produto e prometem impactar negócios, aprendizagem e experiência dos usuários por um longo tempo. 

Marketing responsivo

Embora vivamos numa sociedade conectada e imersa em smartphones – cerca de 242 milhões de aparelhos ativos aqui no Brasil, segundo levantamento da FGV – é necessário criar e incluir conteúdos, artes, websites, vídeos, entre outros materiais de marketing para os mais diversos dispositivos e plataformas. E essa necessidade dá origem ao que chamamos de marketing responsivo. Esta é uma tendência urgente porque os canais digitais estão em constante evolução e os profissionais de marketing precisam se estabelecer no topo das tecnologias e tendências emergentes para se manterem competitivos. 

Múltiplos canais de pagamento

Com o movimento em alta de marketing e vendas on-line, muitas empresas e marcas estão aderindo a métodos próprios e automatizados para concretizar os pagamentos de seus clientes. Isto levou ao crescimento de canais pagos, ou canais de marketing pagos, que permitem que as marcas estabeleçam um preço para seus esforços de marketing. E esta crescente, que vem junto com as tecnologias de VUI e de realidades virtual e aumentada, permitem aos profissionais de marketing digital a atingir seus clientes de forma mais eficaz, sendo esta, também, outra forte tendência da área para o ano que vem. 

——–

E onde estas tendências se encontram?

O fato é que o marketing digital sempre gera tendências inovadoras para o mercado e a sociedade precisa estar na mesma página desta evolução. Por isso, o Godigital Festival é um palco necessário para você que quer se atualizar na área, imergir nestas tendências e novidades para não ficar atrás da concorrência. Garanta já o seu ingresso. 

Compartilhe