O que vai bombar no ano que vem? Confira as tendências do Marketing Digital para 2023!

Confira as tendências do Marketing Digital para 2023!

Comece o ano acertando! Aprenda as principais e melhores estratégias de Marketing Digital para o próximo ano.

O ano de 2022 está quase no fim e chegou a hora de conferir o que será relevante para o marketing digital em 2023. Apesar das tendências mudarem com uma certa rapidez, alguns formatos de conteúdo vêm se consolidando neste último ano e prometem continuar no próximo. 

Estar por dentro das tendências vai te ajudar a sair na frente da concorrência. Vem com a gente descobrir quais serão as principais! 

Conversational Marketing

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários. Por conta disso, muitas empresas trouxeram parte do seu atendimento para a plataforma, facilitando a comunicação com os clientes no dia a dia.  

Você pode tirar dúvidas, comprar produtos, agendar consultas, fazer assinaturas e muito mais por lá. O objetivo do Conversational Marketing é automatizar essa relação entre empresa e cliente, com chatbots e fluxos de atendimento para resolução de problemas de forma mais humanizada. 

Eventos híbridos 

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por eventos on-line, mais uma consequência da Covid-19. A possibilidade de assistir conteúdos do mundo inteiro sem sair de casa (ao vivo ou por gravação) fez as pessoas notarem que não é necessário estar presente o tempo todo para participar de um evento. 

Porém, existem algumas experiências que só são possíveis pessoalmente e os eventos híbridos vão se tornar mais comuns no próximo ano, principalmente por permitir que convidados e espectadores participem de outras cidades ou países, além daqueles presentes no local. 

Creator Economy 

O cenário digital foi transformado pelos criadores de conteúdo e eles se tornaram parte importante da nossa economia, com suas indicações e publicidades nas redes sociais. A Creator Economy nada mais é do que a economia que gira em torno dessa criação e consumo de conteúdos digitais. 

Instagram, TikTok, Twitch e YouTube são as principais redes sociais que os influencers atuam diariamente e não é mais incomum as empresas fazerem as famosas “publis” com eles. O relacionamento que os criadores digitais possuem com seus seguidores gera confiança e, consequentemente, o consumo dos produtos e serviços ofertados. 

Vídeos curtos 

Vamos falar agora sobre os formatos de conteúdos digitais que estarão em alta no ano seguinte. O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020 e continuou no ranking até esse ano, com 175 milhões de downloads apenas no primeiro trimestre. 

O sucesso se dá, principalmente, pelos vídeos curtos com temas de diversos nichos, que são capazes de prender a atenção dos usuários em segundos. Seguindo essa linha, o Instagram criou o Reels e potencializou a entrega dos materiais produzidos nesse formato, chegando até a criar uma aba específica dentro do aplicativo. 

Webinar 

O Webinar será o principal conteúdo educativo e de geração de leads de 2023. Nele, especialistas de todos os assuntos conseguem apresentar seus conteúdos em tempo real, geralmente interagindo com os participantes. Essa nova maneira de realizar seminários e palestras se popularizou nos últimos dois anos. As apresentações podem ser feitas no Zoom, Google Meet, YouTube ou até Instagram. 

Newsletters 

As Newsletters fazem parte das nossas vidas há muito tempo e todo dia você recebe algumas no seu e-mail. Justamente pela alta quantidade, as pessoas acabam não dando tanta atenção aos conteúdos deles. Em 2023, para evitar isso, elas serão mais específicas e deverão ser enviadas após uma curadoria dos assuntos que realmente interessam o consumidor naquele momento. 

Coleta de dados 

A cada ano, o Marketing Digital coleta mais dados para tomar as melhores decisões para suas ações. Essas informações são determinantes para saber o que os clientes buscam e quais estratégias estão funcionando no momento. 

Essas coletas podem ser feitas através de formulários, pesquisa de opinião, enquetes e outros meios. 

Comunicação simples e rápida 

Acostumados aos vídeos curtos que mencionamos anteriormente, os usuários não estão mais dispostos a consumir conteúdos longos. Manter uma comunicação simples e rápida vai trazer melhores resultados para as suas vendas. 

Mesmo em SEO, a tendência para 2023 é o consumo rápido. Você deve ser objetivo ao explicar o seu serviço ou produto, para não perder a atenção dos seus futuros clientes. 

Sabe o que todas essas tendências para 2023 têm em comum? Imersão e interação. 

Prender a atenção dos usuários e fazê-los engajar está cada vez mais difícil, afinal, milhares de conteúdos são gerados por minuto. Com isso, materiais genéricos estão perdendo força e, agora, mais do que nunca, o Marketing Digital tem a missão de se adaptar às necessidades dos usuários.  

Inteligências artificiais, automações, pesquisas de dados, realidades virtuais e todas essas ferramentas de personalização serão essenciais para produzir conteúdos imersivos e que gere interação dos clientes. 

Os consumidores serão cada vez mais exigentes e buscarão sempre o melhor produto ou serviço do mercado. Você deve se adequar a essas mudanças para se destacar, mas sem perder a sua identidade. 

Inovar é a chave para o sucesso e você não pode ficar para trás. 
 
A GodigitalEdu é especialista em marketing digital. Além de compartilharmos os principais assuntos do universo dos produtos digitais, revelamos estratégias e dicas que vão otimizar a sua comunicação e viabilizar as chances de vendas para os seus clientes. Conte com a gente em 2023!

Compartilhe