Janguiê Diniz: de engraxate à lista da Forbes

Entre a lista estelar de convidados que vão compartilhar conhecimento nos palcos do Godigital Festival 2023, um dos nomes que mais se destaca é o de Janguiê Diniz. Afinal, sua história de vida, que começa como um simples engraxate até fazer parte da lista da Forbes desde 2014 é uma trajetória única de sucesso, superação, e como o próprio empreendedor paraibano gosta de se referir, de obstinação. 

>> Godigital Festival 2023 reúne os maiores nomes do marketing digital e do empreendedorismo

>> Godigital Festival: Quais as tendências do marketing digital para 2023?

>> Godigital Festival 2023: Conheça todos os palcos do evento

Hoje mestre e doutor em Direito, fundador do grupo Ser Educacional – o maior grupo de educação do Norte e Nordeste e um dos maiores do País – além de fundador e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo e criador do Movimento Obstinados, a trajetória de José Janguiê Bezerra Diniz começa no distrito de Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba, onde nasceu.

A trajetória de Janguiê Diniz

Aos seis anos, Janguiê Diniz deixa seu berço natal com sua família e seguiu para o município de Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Dois anos depois, o garoto monta seu primeiro “empreendimento”: uma caixa de engraxate. Mais tarde, ele troca a graxa dos sapatos para vender laranjas, e depois picolés de porta em porta. 

Após concluir o Ensino Fundamental aos 14 anos em Pimenta Bueno, em Rondônia, para o Ensino Médio, Janguiê seguiu para o Recife, onde ganhou um emprego de datilógrafo. Dedicado à sua formação acadêmica, trabalhando de dia e estudando à noite, prestou vestibular para Direito em 1983 e foi aprovado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o curso, abriu sua primeira empresa, a Janguiê Cobranças, e chegou a ter 30 colaboradores. Em 1992, tornou-se, por concurso público, juiz federal do Trabalho do TRT 6ª Região. Na mesma época, se formou em Letras na Unicap e era professor na Faculdade de Direito de Olinda. Em 1993, pediu exoneração do cargo de juiz do Trabalho após passar no concurso público para procurador do Trabalho do Ministério Público da União e no de professor efetivo da Faculdade de Direito do Recife, da UFPE. 

Em 1994, fundou o Bureau Jurídico, um dos cursos preparatórios para concursos públicos de maior sucesso na região e que obteve altos índices de aprovação, atraindo alunos de todo o País. Quatro anos depois, fundou no Recife o BJ Colégio e Curso, atualmente Escola Conecta, que oferece turmas da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. 

No ano de 2003, criou, também no Recife, a Faculdade Maurício de Nassau, hoje UNINASSAU, mantida pelo grupo Ser Educacional. Nos anos seguintes, outras marcas foram criadas ou adquiridas. O Grupo realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO) na Bolsa de Valores em 2013, sendo, até hoje, o maior IPO do setor de educação no Brasil. E atualmente, o Ser Educacional é um dos maiores grupos de Educação Superior privada do Brasil, atendendo a mais de 320 mil alunos em mais de 60 unidades e mais de 1000 polos de ensino à distância distribuídos por todos os estados da Federação, contando com cerca de 12 mil colaboradores.  

Com 30 livros publicados, Janguiê Diniz também investe em empresas e startups, por meio de seu family office Epitychia. Ele também é sócio da Bossanova Investimentos, micro venture capital que investe em startups em estágio pré-seed com atuação em todo o País. 

Janguiê Diniz no Godigital Festival

Os motivos para acompanhar a palestra de Janguiê Diniz no Godigital Festival 2023 são inúmeros. E você não pode perder o momento de viver esta experiência. Garanta já o seu ingresso! Nos vemos de 26 a 28 de janeiro, no Centro de Convenções, em Olinda.

Compartilhe