Quer mudar de carreira? Seja um empreendedor digital! 

Com o mercado de trabalho cada vez mais agitado, disputado e exigente, é natural que os profissionais avaliem, ainda mais, o seu atual cenário profissional e também a empresa onde estão inseridos. Muitas vezes, essa reflexão tem como consequência a transição de carreira. De acordo com um relatório de bem-estar 2022 da Betterfly, plataforma de benefícios corporativos que integra bem-estar, proteção financeira e impacto social, 40% dos profissionais têm vontade de pedir demissão do emprego atual.  

Ainda segundo a análise da plataforma, 54% dos trabalhadores relatam sentir exaustão, 50% afirmam sobrecarga de trabalho e para 47% dos profissionais, a falta de reconhecimento também é um problema considerado relevante para uma tomada de decisão.  

Encarar uma transição de carreira é entender que o processo deve ocorrer de forma gradativa e se planejar para se preparar para tudo o que está por vir, desde novos conhecimentos, até mesmo uma instabilidade financeira. 

Se entre os seus planos para este ano está se tornar um empreendedor e seguir a sua carreira de forma autônoma, é fundamental pesquisar e estudar o mercado. Analisar as oportunidades e encontrar o seu nicho de atuação é de suma importância. Ir em busca de estatísticas, dados e números que façam parte do setor é um passo importante para se destacar no mercado. 

Empreendedorismo no Brasil 

De acordo com um levantamento apresentado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo no Brasil vive um momento de oportunidades. Em 2022, o país alcançou 20,1 milhões de empresas ativas. E a taxa de empreendedorismo potencial – pessoas que não têm uma empresa, mas desejam ter em até três anos – cresceu 75% entre 2019 e 2020, alcançando 53% em 2020, o que corresponde a aproximadamente 50 milhões de pessoas. 

Empreendedorismo digital  
Empreendedorismo digital nada mais é do que criar um negócio dentro da internet. Seja a comercialização de serviços ou produtos sem a necessidade de um espaço físico. Começar esse modelo de negócio não exige grandes investimentos, além de permitir ao empreendedor mais flexibilidade aos seus horários. 

Entre a gama de produtos e serviços que podem ser oferecidos de forma online, destacam-se:  

  • E-books 

Se você gosta de escrever, essa é a sua oportunidade. Some o seu conhecimento e a sua habilidade para transformar isso em um negócio lucrativo: livro digital. 

  • Cursos online 

Aprender ou ensinar sem sair de casa são ações muito atraentes para alunos e professores. É a possibilidade de levar conhecimento para todos os lugares de mundo e para o número de alunos que quiser. Tudo isso, trabalhando de onde e como quiser. 

  • Afiliação 

Afiliado é o responsável por divulgar infoprodutos e, por esse trabalho, ele recebe uma comissão por cada venda feita. Com o mercado online em constante crescimento, muitas pessoas estão buscando fazer uma renda através da internet e a venda de produtos digitais é uma das melhores maneiras de se fazer isso.  

  • Criação de conteúdo 

Já imaginou ser um influenciador digital? O número de creators segue crescendo. De acordo com dados da Nielsen/Hootsuite e We Are Social, o Brasil possui cerca de meio milhão influenciadores digitais com mais de 10 mil seguidores. O número chega a superar o total de engenheiros civis (455mil), dentistas (374 mil) e arquitetos (212 mil). 

Aqui na GodigitalEdu você pode desenvolver suas aulas, cursos, vídeos, e-books, PDFs, mentorias, atividades e muito mais. Tudo sem complicações! A nossa empresa também conta com uma estrutura completa para você gravar suas aulas, equipe de atendimento ao cliente e um time de marketing especializado em lançamentos.   

Se interessou em se tornar um afiliado? A GodigitalEdu também conta com um programa de afiliados e você pode fazer parte dele hoje mesmo

Do mercado físico para o digital 

Se você já está no empreendedorismo tradicional e quer migrar para o digital, é preciso, antes de tudo, entender que as estratégias e técnicas utilizadas em cada um dos modelos são distintas. Por isso, é importante estar disposto a estudar e se atualizar constantemente. 

É importante também investir em uma presença digital forte, que inclui a criação de um site ou loja virtual, a produção de conteúdo relevante para o seu público e a utilização das redes sociais como ferramenta de comunicação e relacionamento com o cliente. 

Principalmente depois da pandemia de Covid-19, empreender na internet virou a principal atividade de muitos profissionais. De acordo com a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, em 2020, 54% dos empreendimentos digitais tinham menos de um ano de vida. E ainda segundo um estudo Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), 87,5% das empresas do país realizaram alguma iniciativa relacionada à transformação digital em 2020. 

Um exemplo no quesito transformação digital é a Netflix. A agilidade para se adaptar à tecnologia fez com que a empresa chegasse à marca de 137 milhões de assinantes em 2018, faturando cerca de US$ 11,3 bilhões ao ano. Referência no serviço de streaming, a empresa também se tornou uma das principais produtoras de conteúdo. 

O Brasil, além de registrar um faturamento recorde em e-commerce no ano de 2021, totalizando R$161 bilhões – um crescimento de 26,9% em relação a 2020, é líder no ranking de crescimento das vendas virtuais com 22,2% em 2022, como apontam os dados da Neostrust e da CupomVálido. 

Vantagens de empreender no digital 

  • É um modelo de negócios em constante crescimento; 
  • O digital é o terreno perfeito para a inovação; 
  • O céu é o limite! 

Mas, antes de começar, lembre-se: 

  • Conheça o mercado atuante; 
  • Obtenha referências de outros empreendedores de sucesso; 
  • Entenda que o empreendedorismo digital funciona de maneira diferente do tradicional. 

Os números tão relevantes mostram o quão aquecido está o mercado online. Mas, engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas faturam. De acordo com o Sebrae, o empreendedorismo digital é para todo mundo. Em média, 69% dos pequenos negócios faturaram bem no período da pandemia. 

O empreendedorismo digital é uma ótima saída para quem deseja ter um negócio próprio, mas não tem muito capital para investir logo no início. E com o novo hábito dos brasileiros de optar por compra online, o mercado apresenta um grande potencial para gerar renda. Contudo, é importante lembrar que, apesar de ser acessível, é necessário estudar e se dedicar desde o início para garantir o sucesso do seu projeto e a aderência com os clientes, se tornando, assim, uma referência no assunto. 

Depois de analisar as oportunidades e encontrar o seu nicho, é hora de colocar em prática o seu planejamento. Busque entender se o seu produto resolve algum problema; se o seu consumidor também compraria esse produto e se você conseguirá entregar melhor do que o seu concorrente. Posteriormente, desenvolva uma boa estratégia de divulgação para começar a fazer as suas primeiras vendas. 

Produza um conteúdo de qualidade para atrair, ainda mais, o seu público. Faça pesquisas para entender o que os seus consumidores buscam na internet e quais materiais geram mais engajamento. Não esqueça de fazer vídeos! É um formato de fácil consumação por todos os públicos e responsáveis por grande parte do tráfego gerado na rede. 

E não esqueça, para se manter atualizado neste mundo de vendas e marketing, você não pode parar de estudar. Busque estar atento sobre as novas ferramentas de divulgação e atualize os seus conhecimentos. Além disso, não esqueça de investir em networking! Ter um relacionamento com outros empreendedores digitais vai te ajudar a se manter por dentro do que acontece no mercado, além de facilitar futuras parcerias. 

Com a GodigitalEdu você tem um suporte especializado para transformar o seu conhecimento em um produto digital. Saiba mais sobre a nossa plataforma. 

GodigitalEdu, ensine sem limites, lucre sem fronteiras.  

Conheça as nossas redes:

Instagram

TikTok

Compartilhe