Como transformar o seu negócio presencial em digital

Como tornar seu negócio presencial em digital

Nos dias de hoje, a presença on-line é essencial para qualquer tipo de negócio! Confira, nesse blogpost, como trazer seu empreendimento para o mundo digital. 

Muitas empresas que antes dependiam exclusivamente de uma loja física, estão tendo que se adaptar para o mundo digital. A pandemia do COVID-19 acelerou essa transição, com muitos empreendimentos tendo que mudar seus modelos de negócio, para se manterem relevantes entre os consumidores e sair na frente da concorrência. 

Se você possui um negócio presencial e está buscando torná-lo digital, existem algumas etapas importantes nesse processo. Neste blogpost, vamos te explicar a importância de ter um perfil on-line da sua empresa, além de mostrar alguns passos que você pode tomar para começar a vender seus produtos ou serviços na internet! 

Por que levar seu negócio para a internet 

Levar o seu negócio para a internet é uma das melhores decisões que você pode tomar nos dias de hoje. Com a crescente importância da tecnologia na vida das pessoas, ter uma presença on-line se tornou uma necessidade para empresas de todos os tamanhos e setores! 

Vantagens do negócio on-line

Vamos te contar a seguir algumas das vantagens de trazer seu negócio para a internet. Se liga: 

Maior alcance de público  

A principal razão para levar o seu empreendimento para a internet é o alcance oferecido. Afinal, você pode atingir um público muito maior do que seria possível apenas com uma loja física. A internet permite que você alcance pessoas em todo o mundo, independentemente da localização geográfica da sua empresa. 

Facilidade de comunicação  

Outra vantagem da presença on-line é a facilidade de comunicação com os clientes. Através das redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails, você pode falar com seus consumidores de maneira rápida e eficiente, o que ajuda a fortalecer o relacionamento e a fidelidade. Além disso, a internet permite que você colete feedbacks e sugestões dos usuários em tempo real, o que é extremamente valioso para melhorar seus produtos e serviços. 

Se diferencie da sua concorrência 

A possibilidade de se diferenciar da concorrência é um ganho importantíssimo. Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que não investem em marketing digital correm o risco de ficar para trás. Ao oferecer uma experiência on-line diferenciada, com um site bem estruturado, conteúdo relevante e uma comunicação clara e objetiva, é possível destacar-se e atrair mais clientes a cada dia que passa. 

Redução de custos operacionais 

O que foi dito acima, inclusive, pode ajudar a reduzir os custos operacionais da empresa. Com um site bem estruturado e uma boa estratégia de marketing digital, os clientes são atraídos de forma mais econômica do que através de publicidade tradicional (como panfletagem, outdoor, anúncios em jornais, rádio ou televisão). Além disso, a venda de produtos ou serviços on-line pode reduzir os custos de logística e armazenamento. 

Análise de dados e mensuração de resultados 

A mensuração de resultados e a análise de dados permite que a empresa acompanhe o desempenho de suas estratégias de marketing digital ao longo do tempo. Com o acompanhamento correto, é possível identificar tendências e oportunidades de melhoria, além de avaliar a eficácia de campanhas específicas. Assim, é possível fazer ajustes em sua estratégia de forma mais rápida e eficiente. Outra vantagem é a possibilidade de personalização da comunicação com os clientes. Afinal, o objetivo dessas análises e mensurações é entender melhor o público-alvo da sua empresa. 

Acessibilidade 24h 

A acessibilidade 24h dos negócios on-line é uma das principais vantagens desse modelo de vendas. Diferente das lojas físicas, as empresas on-line estão disponíveis a qualquer momento do dia, todos os dias da semana, permitindo que os clientes realizem compras ou obtenham informações sobre produtos e serviços em qualquer horário. Ou seja, os consumidores não precisam se preocupar com horários de funcionamento ou deslocamentos até uma loja física. Além disso, essa acessibilidade 24h é importante para pessoas que trabalham em horários diferentes ou que possuem dificuldades de locomoção, garantindo que todos tenham a mesma oportunidade de comprar e se informar sobre os produtos e serviços oferecidos! 

Maior eficiência e automatização 

Com a ajuda de ferramentas e tecnologias específicas, as empresas podem automatizar uma série de processos, o que não só aumenta a eficiência, como também reduz custos e pode melhorar, ainda mais, a qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos. Por exemplo, com o uso de ferramentas de automação de marketing, é possível enviar mensagens mais direcionadas e personalizadas para diferentes segmentos de clientes, aumentando a eficácia das campanhas e a satisfação, pois irá melhorar a experiência deles com sua empresa. Você pode fazer isso com os chatbots, que permitem que os clientes obtenham suporte imediato e eficiente, sem precisar esperar pelo atendimento de um agente, nos aplicativos de mensagem! 

Agora que você descobriu algumas das vantagens de ter um empreendimento on-line, vamos te explicar o passo-a-passo para você começar esse processo hoje mesmo! 

Como levar seu negócio para a internet 

Se você não faz ideia de como começar essa transição de empresa física para on-line, não se preocupe, iremos te ensinar agora! 

Etapa 1: Criar um website 

Criar um site para empresas é uma tarefa fundamental para quem deseja se destacar no mercado digital. Felizmente, com as ferramentas e plataformas disponíveis hoje em dia, é possível criar um site profissional mesmo sem ter conhecimentos técnicos avançados. 

Etapa 2: Otimização para mecanismos de busca (SEO) 

O objetivo da otimização para mecanismos de busca (SEO) é melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google ou outras ferramentas de busca. Ou seja, quanto “mais alto” o site aparecer nos resultados de pesquisa, maior a probabilidade de receber cliques dos usuários. Assim, as empresas que têm uma classificação mais alta podem experimentar um aumento significativo no tráfego do site e, consequentemente, de clientes querendo consumir seus produtos e serviços. 

Etapa 3: Marketing digital 

Já falamos anteriormente sobre a importância do marketing digital para os negócios on-line, mas iremos reforçar os benefícios!

  • Aumentar a visibilidade da marca; 
  • Monitorar e analisar o desempenho facilmente; 
  • Aumentar o tráfego do site; 
  • Melhorar a reputação da marca; 
  • Aumentar a conversão; 
  • Reduzir custos; 
  • Aumentar o engajamento; 
  • Competir no mercado;  
  • Ampliar o alcance; 
  • Destacar-se da concorrência; 
  • Muito mais. 

Se você quer maximizar o sucesso da sua empresa no mundo on-line, utilizar corretamente o marketing digital é, sem sobra de dúvidas, o caminho a se seguir! 

Etapa 4: Análise de resultados e otimização contínua 

Ao monitorar regularmente os dados de suas campanhas de marketing digital e outras atividades on-line, as empresas podem identificar áreas de oportunidade, otimizar seus esforços e alcançar resultados cada vez melhores. Com essas informações, você (ou sua equipe) pode identificar pontos fortes e fracos do seu negócio on-line. O mundo digital muda rapidamente, as tendências e tecnologias evoluem o tempo todo, o que significa que as empresas precisam estar sempre se adaptando e refinando suas estratégias. 

Em resumo, com a estratégia certa, trazer sua empresa para o on-line pode ser uma ótima maneira de expandir seus negócios, alcançar novos públicos e chegar a novos patamares de sucesso. Se a sua empresa ainda não tem uma presença on-line, chegou a hora de mudar isso. 

A GodigitalEdu possui uma equipe de especialistas em marketing digital, com foco em lançamentos de infoprodutos. Com a gente, você pode chegar no mundo digital com uma estratégia de lançamento definida, evitando erros que podem prejudicar a sua empresa. 

Conte com a GodigitalEdu sempre! 

Compartilhe