Marketing digital: Entenda a importância para o seu negócio

Para conseguir vender mais, você precisa alcançar mais pessoas; não qualquer pessoa, mas os indivíduos que estão em busca do que você vende, seja um infoproduto ou um infosserviço. E, atualmente, ficou ainda mais fácil alcançar esse público específico. A pergunta que pode ter surgido para você agora é: de que maneira eu consigo encontrar o meu público consumidor de uma forma certeira e investindo pouco? A resposta é bem simples: com estratégias de marketing digital.

>> O Carnaval tem muito a nos ensinar sobre lançamentos digitais

>> Estratégias para recuperar o carrinho de compras

>> Procrastinação: entenda como isso pode afetar os seus negócios

Neste mundo hiper conectado em que vivemos, é possível criar conexões com pessoas de qualquer lugar do mundo e, por meio dos algoritmos, entender o seu comportamento de compra e desejo.

Ao utilizar as estratégias de marketing digital no seu negócio, vender fica ainda mais fácil. Isso porque basta saber identificar as dores do seu público consumidor, personalizar uma mensagem (copy) que converse com essas dores e “aparecer” (através de tráfego pago ou orgânico) bem na tela dos seus celulares ou computadores.

Esse é o tema de hoje no Blog da GodigitalEdu.

O que é marketing digital

O marketing digital é uma estratégia de marketing que aproveita a hiper conectividade dos dispositivos à Internet para promover ações de publicidade ou vendas do seu produto ou serviço.

Atualmente, a ferramenta mais assertiva que um empreendedor digital pode ter como a sua alinhada são as estratégias de marketing digital.

Falo de estratégias no plural, porque, de fato, há várias possibilidades de alcançar novas pessoas todos os dias. Inclusive, algumas dessas estratégias vamos apresentar ainda neste artigo.

O que você precisa fazer é identificar quais delas fazem sentido na jornada de compra do seu consumidor. Talvez, e muito provavelmente, você não precise estar em todas as plataformas com diversas estratégias de marketing digital.

Para gastar menos energia e ter mais resultado, seja bom em identificar exatamente onde está o seu público consumidor. É nesse ponto que você deve se conectar a ele. É ali a sua zona de engajamento!

Por que o marketing digital é importante para negócios?

Há alguns anos, Bill Gates, fundador da Microsoft, deu uma declaração que até hoje é comentada no meio da internet. Segundo Gates, ou o seu negócio está na internet ou você está fora dos negócios.

Um dos homens mais ricos do planeta deu um conselho gratuito para todos os empreendedores. Este recado foi: esteja na Internet!

Segundo dados do Relatório Digital 2020: Global Digital Overview, promovido pela We Are Social e pela Hootsuite, a média global de uso de dispositivos digitais é de 6 horas e 43 minutos diários.

Isso significa dizer que, durante 100 dias, as pessoas estão conectadas umas às outras através da internet, principalmente por meio das redes sociais.

Imagine, portanto, o seu público consumidor dedicar todas essas horas e dias navegando através dos dispositivos e não encontrar nenhuma comunicação da sua marca.

Quanto de prejuízo isso significa para o seu negócio?

Essa é a grande oportunidade que a internet possibilita. O que há poucos anos não existia. A maioria dos negócios dependia de panfleto, outdoor, rádio ou televisão.

Mídias extremamente caras, exclusivas de empresas com poder aquisitivo elevado, em certo ponto incertas, porque nada garantia que o seu público consumidor prestaria atenção na sua mensagem.

É como dar um tiro no escuro. Talvez, acerte algo.

Agora, você consegue direcionar a sua mensagem a um público específico, o seu público consumidor. A possibilidade de adquirir novos clientes são infinitas vezes maiores.

Além disso, você tem dados, números e consegue traçar perfis e comportamentos desse consumidor. Daí, é só deixar a inteligência das plataformas trabalhar para localizar públicos semelhantes.

Para você entender ainda mais deste mundo, uma pesquisa realizada pela Digital Marketing Magazine aponta que 74% dos consumidores consultam suas redes sociais para tomar uma decisão de compra.

Neste exato momento, o seu público consumidor pode estar nas suas redes sociais querendo entender a solução que você oferece, os conteúdos que você disponibiliza gratuitamente, entre outras possibilidades.

A pergunta que você precisa fazer agora é: a minha presença on-line está adequada para receber o meu público? Estou, de fato levando, a sério o meu negócio digital?

Agora, eu vou te entregar um dado ainda mais surpreendente sobre produção de conteúdo nas redes sociais. Segundo a HubSpot, pelo menos 54% dos consumidores desejam ver conteúdo das marcas e empresas que apreciam.

O objetivo do conteúdo é apenas um: levar a sua transformação, os benefícios do seu produto ou serviço a pessoas que precisam sanar dores e necessidades.

Mas, daqui a pouco, vamos falar sobre algumas estratégias. Por enquanto, vamos conhecer os principais motivos para investir, independentemente do tamanho do seu negócio, em marketing digital.

Aqui estão alguns motivos:

1. Construir uma comunidade que compra o que você vende

2. Falar com o público certo na hora certa

3. Pode começar com um investimento baixo e alcançar muitas pessoas

4. Análise de resultados com mais precisão

5. Vender em escala com menos esforço

6. Garantir a visibilidade do seu negócio

Como o marketing digital pode ajudar seu negócio a crescer

Além de gerar interação entre os seus consumidores e a sua marca, é possível alavancar as vendas do seu negócio de uma forma assertiva sempre estando atento a algumas estratégias.

Vamos abordar quais delas podem acelerar o seu negócio digital.

Marketing digital de conteúdo

Indispensável aos negócios digitais, a primeira estratégia que vamos abordar é a do marketing de conteúdo. Pelos dados que apresentamos anteriormente, você já deve ter entendido a importância de criar conteúdo para os seus canais de comunicação com o seu consumidor.

Um cronograma de conteúdo bem estruturado, apresentando a oportunidade, transformação e benefícios do seu produto ou serviço, é fundamental para os consumidores entenderem de que forma você pode ajudá-los.

Muitos infoprodutores têm uma dúvida que também pode ser a sua: mas, se eu entregar o meu conteúdo gratuitamente, será que os consumidores iriam comprar o que vendo?

A resposta é simples, sim. Isso acontece porque os seus conteúdos são apenas uma parte do que você ensina. É preciso entregar conteúdo, ajudar genuinamente o seu consumidor, porém a solução macro está no seu conteúdo pago.

A verdade é que as pessoas não compram produtos/serviço, elas compram os benefícios que aquele produto/serviço ocasionará na vida delas.

Não tenha medo de entregar o seu melhor conteúdo gratuitamente, os seus consumidores continuarão comprando de você. Vários players do mercado entregam muito conteúdo todos os dias e não param de obter recordes de faturamento.

Para você ter ainda mais ideia da importância das redes sociais no seu negócio, aqui estão dados coletados pela consultoria estadunidense de negócios Visual Capitalist, referente ao ano de 2020, com os números registrados por minuto:

· 41,6 milhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp

· Gasta-se o valor de cerca de US$ 1 milhão de dólares em e-commerces

· A Amazon envia mais de 6,600 pacotes para seus consumidores

· Cerca de US$ 3,805 são gastos apenas em aplicativos de jogos mobile

Resumidamente, isso significa que você nunca deve deixar as suas redes sociais desatualizadas ou ultrapassadas. Sempre mantenha informações para os seus consumidores.

Entenda: consumidor bem-informado é um consumidor comprador.

Alguns pontos que você precisa levar em consideração antes de criar o seu cronograma de conteúdo.

Persona

Persona nada mais é que a personificação do seu público consumidor.

Pense no seu público consumidor, quem ele é, onde ele vive, quais as suas necessidades, suas expectativas, a sua rotina, idade, entre outros detalhes.

Quanto mais informação sobre a vida dessa persona você tiver, mais assertiva será a sua comunicação, logo, a tendência é que mais vendas sejam realizadas. Invista grande parte do seu tempo conhecendo a sua persona. Pode acreditar que isso poupará muito esforço futuramente.

Palavras chaves

A partir do momento em que você conseguir entender a rotina da sua persona, o próximo passo é listar as palavras chaves que elas mais utilizam no seu dia a dia.

Isso porque essas palavras já estão nas suas rotinas, portanto, no momento de sentar e criar os seus conteúdos, você as incluirá para chamar a atenção da sua persona.

Exemplo: no mercado digital, falamos bastante em ‘dígitos’ ou ‘copywriting’. Imagine, portanto, um conteúdo da seguinte maneira: aprenda como alavancar os dígitos do seu negócio digital utilizando copywriting.

Somente através das palavras chaves conseguimos segmentar quem acompanhará este conteúdo – pessoas do mercado digital que tenham interesse em aumentar os seus dígitos com copywiriting -.

Esteja atento a esse detalhe que muitos infoprodutores deixam passar. Isso já é o suficiente para deixar você à frente da concorrência.

E-mail marketing

Outra grande dúvida que surge é sobre e-mail marketing. Será que pessoas ainda estão acompanhando os seus e-mails? Sobre isso, há um dado que vai te surpreender.

Segundo um estudo da Mediapost, o ROI (retorno sobre investimento) do e-mail marketing pode chegar a até 122%.

Esse número pode ser surpreendente, no entanto há alguns motivos para isso, como por exemplo: a segmentação no envio de mensagens, o relacionamento mais próximo com a sua audiência, a metrificação dos resultados e a comprovação de que é um público já engajado.

Outros dados obtidos pela Statista que comprovam a relevância desse meio de comunicação:

· Em 2020, aproximadamente 306 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos todos os dias em todo o mundo;

· Esse número de e-mails enviados por dia deve aumentar para mais de 376 bilhões diários em 2025;

· Em 2020, a receita de marketing por e-mail foi de US$ 7,5 bilhões e, em 2023, esse número deve ultrapassar o limite de US$ 10 bilhões, chegando em US$ 17,9 bilhões até 2027.

Lançamentos digitais

Uma estratégia muito poderosa e bastante difundida no Brasil, principalmente no mercado dos produtos digitais, é a estratégia de lançamento.

Resumidamente, lançamento é uma estratégia de vendas. Funciona da seguinte forma: um infoprodutor cria uma aula on-line, convida interessados para participar, entrega um conteúdo e revela uma oportunidade, somente para quem comprar o seu produto digital em até 7 dias; geralmente, é o tempo que o ‘carrinho’ fica aberto.

Essa não é apenas mais uma aula on-line. É um evento. Há um script que os infoprodutores devem seguir para conduzir psicologicamente o seu público, de modo que no momento da venda, ele entenda o real valor da oportunidade que você estará revelando.

Dentro dos lançamentos, há várias formas de se colocar em prática, como o lançamento semente, interno, caixas, entre outros.

Em um mercado com constantes mudanças, é preciso saber o momento ideal de utilizar cada um deles.

Conclusão

Aqui, apresentamos algumas estratégias poderosas para alavancar o seu negócio. A partir de agora, você pode aprender o que ensinamos para aplicar no seu negócio ou contar com a ajuda da GodigitalEdu para te ajudar nessa jornada.

GodigitalEdu, ensine sem limites, lucre sem fronteiras.

Compartilhe