O Carnaval tem muito a nos ensinar sobre lançamentos digitais

Origem do Carnaval: Conheça sua história

O Carnaval é uma das festas mais comemoradas do mundo ocidental, além de ser considerada a maior festividade do Brasil. Com fortes ligações católicas e relações com festivais da antiguidade, essa manifestação cultural, para quem não sabe, tem muitos ensinamentos para o mundo dos lançamentos digitais. Vou te mostrar o que você pode aprender para aplicar na sua próxima estratégia.

>> Estratégias para recuperar o carrinho de compras

>> Procrastinação: entenda como isso pode afetar os seus negócios

>> Conheça a nossa área de membros e descubra como melhorar o conteúdo do seu infoproduto

Origem do Carnaval

A origem da maior festividade brasileira remonta aos deuses da antiguidade. Na Babilônia, existia as Sacéias. Eram uma celebração em que um prisioneiro assumia a figura do rei, durante alguns dias. O prisioneiro se vestia como um rei, se alimentava como um rei e até dormia com as suas esposas. Ao final desses dias, ele era morto.

Já na Grécia Antiga, ocorriam festas com toda população, para comemorar a chegada da primavera. Celebração bem semelhante ocorria no Império Romano, na Saturnália, em homenagem a Dioníso (ou Baco, para os romanos). Essas festas promoviam bebedeiras e outros prazeres carnais.

Evolução do Carnaval

Com o grande avanço do Cristianismo, as festas ganharam um novo significado. Durante a Idade Média, a Igreja estabeleceu a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Semana Santa, marcada, principalmente, pelo jejum da carne.

Esse é o momento faz uma alusão ao período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.

A Igreja não enxergava com bons olhos essa celebração, uma vez que as pessoas se entregavam aos prazeres mundanos. Sob essa ótica, havia crítica da inversão das posições sociais, porque para a Igreja, ao inverter os papéis de cada um na sociedade, invertia-se também a relação com Deus.

Em Veneza, as pessoas mais ricas utilizam máscaras para poder aproveitar a festa junto ao povo e, ainda assim, manter a sua identidade preservada. Essa é a verdadeira origem do uso das máscaras.

Origem do Carnaval no Brasil

No Brasil, o Carnaval veio por meio dos portugueses, com o Entrudo, uma brincadeira que era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam jogando água, farinha, ovos e tinta uma nas outras.

No início do Século XX, a prática de lançar farinha e água foi proibida. Com isso, os foliões começaram a importar práticas dos carnavais parisiense, onde o costume era lançar confetes, serpentinas e buquês de flores.

Atualmente, pela diversidade cultural, há várias formas de comemorações nos mais diferentes lugares ao redor do Brasil. Como frevo, samba, axé, blocos e outros ritmos e tipos de festividades.

Escolas de samba

Em 1928, surge, no Rio de Janeiro, a primeira agremiação, que se chamava “Deixa Falar”, hoje “Estácio de Sá”. O nome “escola” se refere ao fato de que os fundadores dessa agremiação estavam em um bar em frente à uma escola.

À época, os carnavais eram nas ruas do Rio de Janeiro, no entanto, passaram a ocorrer dentro dos “sambódromos”, em locais fechados.

Carnaval e produtos digitais

O Carnaval tem muito a nos ensinar sobre o universo dos lançamentos e dos produtos digitais. Há várias etapas da Festa de Momo, assim como existem diversas fases em um lançamento.

E agora você pode estar se perguntando “De que forma o Carnaval pode gerar ideias para o seu próximo lançamento?”. Então, vamos analisar alguns pontos como segmentação, aquecimento, promessa e gatilhos de pertencimento e comunidade.

A comemoração de Carnaval é diferente em várias cidades do País. Há cidades que valorizam mais o frevo, em outras, o samba ou axé. Existem também as regiões que investem nos bloquinhos de ruas.

Mas, sempre há público para qualquer peculiaridade dessa. No mundo digital, chamamos isso de segmentação. Ocorre quando o infoprodutor escolhe o seu nicho e as suas personas para gerar conteúdos específicos para elas.

É extremamente importante que o infoprodutor faça isso! Afinal, o dinheiro está nas árvores, não na floresta. Ou seja, o dinheiro está nos nichos, não no grande mercado. Portanto, segmentar o seu público, assim como o Carnaval segmenta o dele, é imprescindível.

Além da segmentação, outro ensinamento importante é o das prévias do Carnaval, o que no mundo dos lançamentos podemos fazer uma analogia com os conteúdos de pré-lançamento.

Desde janeiro, em muitas cidades ao redor do Brasil, como Recife e Olinda, em Pernambuco, há as prévias do Carnaval. São várias festas que antecedem o período principal da festividade. Ao olhar para os lançamentos, podemos fazer um paralelo com o aquecimento do público.

Dentro desse aquecimento, é gerado um sentimento de pertencimento, de comunidade, em que várias pessoas estão ali em prol de um único objetivo: celebrar. Assim também funciona nas estratégias de lançamentos digitais.

É extremamente importante que você consiga gerar esse sentimento de comunidade na sua audiência para que ela engaje com o seu produto e no seu lançamento.

Outro ensinamento são as promessas. O Galo da Madrugada, por exemplo, é conhecido como “o maior bloco de rua do mundo”. Esse título, além de gerar autoridade, cria uma audiência engajada para curtir um evento desse porte.

Como vender mais no Carnaval

Portanto, como vimos nas explicações anteriores, precisamos segmentar um público dentro do nosso mercado, aquecer a audiência com conteúdo de qualidade e que vai transformar

essa audiência em uma comunidade unida em torno do seu evento. E o Carnaval faz isso muito bem.

Dicas rápidas e práticas para serem colocadas em ação no seu próximo lançamento. Para isso, conte com a GodigitalEdu e todo o seu time de atendimento, conteúdo e estratégia. Te ajudamos a fazer do seu produto ou serviço uma grande folia!

Por Guilherme Beltrão

Compartilhe