Networking: rede de contatos é essencial para o sucesso de qualquer empreendedor

Entenda a importância das conexões e como uma rede de contatos bem estruturada pode ajudar a impulsionar a sua carreira e os seus negócios

Um assunto é indiscutível: uma boa rede de contatos pode te levar a lugares que você jamais imaginou chegar. Algumas pessoas podem chamar isso de sorte, mas nós preferimos acreditar que foi uma questão de boas escolhas, estudo, trabalho duro e de um networking muito bem-feito.

Por falar em networking, você sabe o que é isso e como ele pode ajudar a impulsionar a sua carreira? Se você não sabe, vai aprender lendo este artigo. E se você já sabe, mas ainda não consegue utilizá-lo como uma ferramenta para te auxiliar no seu trabalho e nos seus negócios, continue lendo este artigo e descubra!

Afinal, o que é networking?

Vinda do inglês, a palavra pode ser entendida em bom e velho português como “rede de contatos”, ou a conexão criada com algo ou alguém. O contato com pessoas ou grupos que tenham interesses em comum com os seus é importante para apoiar a sua jornada, incentivar e até fornecer suporte, no sentido de troca de informações e experiências.

No mundo corporativo, o termo é muito utilizado para se referir ao compartilhamento de informações, contatos e experiências com uma determinada rede de apoio ou contatos. O maior objetivo do networking é ampliar as oportunidades profissionais que um indivíduo pode ter, maximizando os seus relacionamentos profissionais e estabelecendo um vínculo de contato com as pessoas que fazem da mesma esfera que você.

Para que o seu networking realmente funcione e trabalhe ao seu favor, é necessário que ele ocorra de forma recíproca, com empatia e sem interesses por trás das ações envolvidas no contexto. Os benefícios gerados pelas trocas que o networking é capaz de fazer podem trazer resultados que surpreendem até aqueles mais experientes.

Networking e Empreendedorismo

No mundo dos negócios, o networking se faz essencial e, além disso, ele é uma excelente ferramenta para alavancar a carreira de um empreendedor que deseja chegar ao topo do sucesso.

Se bem utilizado, ele se torna um instrumento poderoso de marketing, essencial para fechar grandes negócios e desenvolver estratégias. Um bom empresário precisa ter parcerias, interagir com fornecedores, funcionários, investidores, clientes e até mesmo concorrentes.

Ser influente e fazer boas conexões deixam o trabalho de um empresário mais factível, pois as interações o ajudam nas atividades. Para um empreendedor, também é importante manter uma boa rede de contatos com outros profissionais da área à qual ele pertence, sejam também empreendedores ou não.

Mas, o networking depende da troca de informações para existir, portanto, é necessário que um relacionamento seja construído com muito respeito.

Assim, ter uma rede de contatos forte e consistente também pode lhe abrir portas não só para novos negócios, como também para novas oportunidades de emprego, pois seus contatos lembrarão de você quando uma vaga com o seu perfil surgir. O famoso QI (Quem Indica) ainda funciona muito bem e é uma das maiores provas que usar o networking do jeito certo só traz benefícios. 

Como ampliar a sua rede de contatos?

Existe uma infinidade de argumentos para te convencer a praticar um bom networking: Conexão, entusiasmo, posicionamento da marca com as relações e motivação são alguns dos pilares fundamentais para um bom networking. Um ponto fundamental é que, para criar boas conexões, você tem que ser bom em entusiasmo, porque ele pode mudar tudo em toda e qualquer situação.

A seguir, listamos alguns bons motivos para você começar a ser um entusiasta na arte de se conectar com pessoas.

1. Use o seu LinkedIn

Considerado a ferramenta mais poderosa para criar conexões seguras no mundo corporativo, fazendo networking de forma virtual, o Linkedin é a rede social certa para você conhecer novas pessoas e se lançar ao mercado.

O Linkedin foi criado para facilitar o networking entre profissionais, além de ajudar empreendedores a divulgarem a sua marca para torná-la mais conhecida. Mantenha sempre o seu perfil ativo e atualizado não só com sua formação acadêmica, como também com cursos de formação extracurriculares e informações sobre a sua vida profissional. Após cadastrar-se na rede, é possível conectar-se com indivíduos ao redor de todo o planeta.

2. Ajude para ser ajudado – Seja interessante e interessado

A regra é clara: para que as pessoas se interessem em te ajudar, você precisa estar interessado também em ajudá-las. Para que o seu networking seja eficaz e eficiente, esteja disposto não apenas a ser ajudado, como também a ajudar a sua rede de contatos quando necessário.

Seja sempre recíproco, pois esse é um dos princípios básicos do networking, tendo em vista que ele está totalmente ligado à nossa natureza humana. Uma vez que você faz um favor ou uma gentileza a outra pessoa, ela devolverá quando houver oportunidade. Estreitar vínculos conhecendo pessoas, sem se preocupar com os retornos a curto prazo, também deve ser uma das regras de networking para empreendedores.

3. Identifique contatos estratégicos – Planeje a sua abordagem

É perfeitamente normal se sentir inseguro ao falar com um estranho. Porém, existem jeitos de planejar a sua abordagem e treiná-las para quebrar essa insegurança. Isso também pode ajudar a identificar contatos estratégicos para se conectar e criar um relacionamento que possa impulsionar o seu negócio ou a sua carreira.

Criar um networking de forma estratégica faz com que você se conecte com profissionais ou empresas que em algum momento podem ser importantes para te ajudar a crescer.

Tenha um motivo para gerar mais networking: pode ser em um evento, em uma palestra, por exemplo. Não espere a oportunidade aparecer, faça a sua conexão com as pessoas. Se dedique a isso, porque é uma atividade que pode ser determinante para abrir novas portas e oportunidades profissionais.

Uma das leis secretas do networking é que se você quer se conectar com as pessoas mais relevantes do seu mercado, comece a mapear todo o setor. Porque, geralmente, essas pessoas já estão conectadas. Outra lei secreta é saber onde ir para estabelecer o networking, porque não é todo o lugar que vai te fortalecer profissionalmente.

Saber realizar um bom e frutífero networking é uma arte, portanto dedique-se. Estude, se capacite e saiba o que está fazendo. Ter o entendimento da coisa é crucial para ela funcionar. Reflita!

Perguntas frequentes sobre networking

Qual a importância do networking para o empreendedor?

Manter uma rede de contatos ativa é importante não apenas para um empreendedor, mas para qualquer profissional. No mundo corporativo, manter contatos com pessoas influentes pode abrir muitas oportunidades para possíveis parcerias e negócios. Mantenha-se ativo, reforce os seus laços sempre que houver oportunidade e lembre-se que um networking bem-feito pode lhe trazer o que você nunca imaginou.

Como fazer um networking de sucesso?

Siga as nossas dicas que você conseguirá estabelecer um networking de sucesso. Lembre-se da regra de ouro: crie conexões sinceras; amplie a sua rede de contatos; use o LinkedIn ao seu favor: mantenha-o sempre atualizado; ajude para ser ajudado; seja interessante e interessado; identifique contatos estratégicos; planeje a sua abordagem.

Por fim, estar em contato com pessoas de outras áreas é importante para ampliar o seu campo de visão. Além disso, manter contato fora do seu nicho pode impactar muito positivamente sua perspectiva profissional.

Não adianta nada você se apresentar e sumir, pois dessa forma você não conseguirá criar e manter suas conexões. Você precisa estar presente para construir o seu networking, seja no mundo real ou virtual.

Compareça sempre às programações que você possa fortalecer seus laços com colegas e contatos para apoiar e acompanhar as suas conquistas. Você também pode criar um calendário de publicações no LinkedIn e criar posts, ao menos ao menos uma vez por semana, além de conferir as atualizações dos seus contatos, interagindo nelas.

Com as nossas dicas você será capaz de ir ainda mais longe no seu negócio ou na sua carreira!

Compartilhe