Procrastinação: entenda como isso pode afetar os seus negócios

procrastinação

A procrastinação é o adiamento constante de uma atividade que precisa ser realizada. Se você sofre isso, esse blogpost é para você! 

Agir positivamente e de forma independente, se antecipar e ser criativo para lidar com as circunstâncias são comportamentos esperados no dia a dia corporativo. Mas, nem sempre é o que acontece, principalmente quando você se torna dono do seu próprio negócio e suas responsabilidades aumentam de repente. 

Vamos entender o motivo da procrastinação atormentar o dia de tantas pessoas? 

• Procrastinação nos negócios 

A procrastinação é um comportamento que adia ou evita o início e/ou conclusão de uma tarefa. Sendo um dos comportamentos mais comuns atualmente, atividades simples ou complexas acabam sendo prorrogadas e coisas sem importância passam na frente da lista de prioridades. 

Adiar esses afazeres é um problema tão enraizado no ser humano que pesquisadores (e até filósofos) estudam a procrastinação há anos. Porém, essa ação, quase sempre, afeta os resultados dos negócios! 

Lançamentos e projetos atrasados, custos desnecessários e clientes insatisfeitos: essas são algumas das consequências da procrastinação que você, infoprodutor, pode passar no dia a dia. É importante reconhecer os sinais e tomar medidas para superar esse comportamento! 

• Como evitar de procrastinar no trabalho? 

Muitas pessoas confundem a procrastinação do outro com má administração do tempo e, principalmente, preguiça. No entanto, estudos mostram que a ação vem de emoções negativas que o indivíduo possui, como estresse, ansiedade, déficit de atenção, falta de foco, problemas de saúde, entre outros. Quando se está nessa situação, é quase impossível trabalhar… 

Ou seja, as pessoas geralmente adiam as coisas porque não se sentem bem e não por preguiça ou desorganização, como muitos pensam. Mas, ao fazer isso, começa um ciclo vicioso de improdutividade. Desenvolver uma rotina de trabalho e dividir grandes projetos em tarefas menores são ações simples que podem ajudar na procrastinação e manter a motivação para cumpri-las. É importante também estabelecer metas realistas e definir prazos para cada tarefa. 

Se você estiver desmotivado ou distraído, uma pausa de 10 minutos pode ajudar a recarregar sua energia! 

• Passo a passo para você parar de procrastinar e se tornar um profissional proativo 

Agora que você entendeu o que é procrastinação, que tal aprender um passo a passo de como quebrar esse ciclo vicioso de improdutividade e se tornar um profissional proativo? 

  • Primeiro de tudo, identifique o que está te impedindo de progredir e comprometa-se com o objetivo de superar esses desafios; 
  • Estabeleça metas realistas e defina um cronograma de trabalho para alcançá-las; 
  • Remova as distrações e crie um ambiente de trabalho que seja adequado para o seu objetivo; 
  • Priorize as suas tarefas e mantenha-se focado; 
  • Não seja tão duro consigo mesmo quando as coisas não estiverem indo como planejado; 
  • Tire tempo para descansar e recarregar energias; 
  • Compartilhe seu progresso com outras pessoas e use-as como um suporte para manter a motivação; 
  • Estabeleça pequenas recompensas de acordo com o seu progresso como um incentivo para continuar. 

Sabemos que ser dono do próprio negócio traz um aumento de responsabilidades e a busca da perfeição constante. Isso pode ser algo assustador e seguir os passos acima é importante para evitar desânimos, cobranças excessivas, ansiedade, estresse e, consequentemente, a procrastinação. 

Você também precisa entender que pessoas que parecem ser produtivas o tempo todo passam igualmente por essa situação, no entanto, elas sabem como quebrar esse ciclo e voltar às tarefas antes que elas atrasem. 

Reconheça o problema e busque autoconhecimento 

Reconhecer o problema da procrastinação é o primeiro passo, e talvez o mais importante, para lidar com ele. A partir do momento que você aceita que sofre com isso, fica mais fácil tomar atitudes para escapar desse ciclo vicioso. 

O segundo passo para vencer a procrastinação é entender o motivo dela estar acontecendo, para isso, você precisa buscar autoconhecimento. Isso vai te ajudar a compreender as causas da procrastinação e a desenvolver estratégias eficazes para lidar com ela. É importante lembrar que o autoconhecimento é um processo contínuo e que você sempre pode aprender mais sobre si mesmo! 

Ao se conhecer melhor, você pode identificar os padrões que levam ao comportamento de procrastinar, além de entender os motivos ocultos dessa ação, como o medo do fracasso, perfeccionismo excessivo ou falta de confiança em si mesmo e no seu trabalho. 

O autoconhecimento também pode te ajudar a aumentar sua autodisciplina, pois você estará mais consciente das suas tendências antes da procrastinação começar e pode tomar atitudes para evitar que isso aconteça. 

Não se cobre tanto, mas comece quanto antes a evitar a procrastinação 

Dois dos motivos para a procrastinação são a ansiedade e o estresse. Se cobrar em excesso pode desencadear essas emoções e piorar a situação. Procrastinar é natural do ser humano e todo mundo já passou por isso em algum momento. Lembrar disso pode ajudar a se acalmar e buscar racionalmente estratégias para fugir desse comportamento! 

Porém, para evitar que a situação afete negativamente os seus negócios, é importante combatê-la antes que seja tarde demais. Que tal seguir os passos que demonstramos anteriormente? A partir do momento em que você notar os resultados dos seus esforços, será mais fácil continuar na rotina e seguir as estratégias que evitam a procrastinação. 

Você, infoprodutor, pode aproveitar os cronogramas de lançamento para fazer os conteúdos nas datas corretas e, assim, evitar atrasos no desenvolvimento do seu infoproduto. O sucesso da sua carreira depende das suas atitudes e você pode usar isso como o maior incentivo contra a procrastinação! 

O suporte da GodigitalEdu vai além dos produtos digitais, estamos sempre pensando e encorajando nossos infoprodutores. Afinal, a saúde mental é determinante para o êxito profissional de todos! 

Compartilhe