Descubra como criar, cadastrar e lançar um infoproduto

O seu conhecimento pode virar produtos e gerar renda. Aprenda, agora, como ter um infoproduto.

Nem só de objetos físicos vive o mundo. Os produtos digitais estão dominando o mercado e se tornando mais comuns do que você imagina. Eles têm o objetivo de transmitir conhecimento e ensinar algo, de forma 100% online. 

Transformar o seu conhecimento em infoproduto é fácil e a gente vai te ensinar agora os tipos mais comuns, as etapas necessárias para criá-los, as ferramentas de divulgação e a estratégia correta para o lançamento. Se liga! 

Tipos de infoprodutos: 

Existe uma infinidade de formatos de infoprodutos e você pode escolher o que mais se adequa ao seu estilo de ensino e conteúdo. Confira alguns deles agora: 

  • Audiobooks
  • Cursos online
  • White papers
  • Podcasts
  • Videocasts
  • Webinars

Audiobooks

As leituras em formato de áudio dominaram o mundo em pouco tempo. Leitores assíduos, estudantes e pessoas com necessidades especiais utilizam muito esse tipo de conteúdo, por ser prático e acessível em qualquer lugar. Existe um universo de audiobooks a ser explorado e você pode ensinar muitas pessoas com esse formato de infoproduto. 

Cursos online 

De longe, um dos formatos mais utilizados de produtos digitais. Diversos conteúdos específicos são ensinados através de cursos online, geralmente em um curto tempo. Além das aulas, normalmente é disponibilizado outro material complementar, como PDF, e-books, planilhas, questionários, entre outros; e as aulas, geralmente, ficam disponíveis para os alunos acessarem por um tempo determinado dentro da plataforma. Há, porém, quem ofereça por tempo ilimitado. 

White Papers

Esse é um conteúdo mais aprofundado dentro do marketing digital, com estudos mais detalhados e pesquisas técnicas com foco em um tema único. Seu layout é bastante interativo e prende a atenção do leitor do começo ao fim. Geralmente, se encontra na base do seu funil de vendas. 

Podcast

Esse é outro formato de infoproduto em áudio. Em geral, 2 ou mais especialistas conversam, debatem e explicam determinado assunto e deixam o episódio disponível nas plataformas de áudio, onde o ouvinte pode acessar a qualquer momento. 

Videocast

É um formato muito parecido com o podcast, mas com algumas diferenças. Nele, os apresentadores e convidados estão sendo filmados e podem utilizar objetos, cenários e imagens para ilustrar a conversa. Esse infoproduto cresceu rapidamente, já que visualizar os especialistas estimula o público a acompanhar os conteúdos ensinados. 

Webinars

Quase sempre um evento gratuito e ao vivo, o webinar é a versão digital do seminário. As palestras têm o objetivo de captar novos clientes, principalmente por permitir a interação com o público nos chats. Além disso, os conteúdos podem ser reaproveitados para a produção de outros materiais, como e-books, slides, infográficos, postagens, etc. 

Ferramenta Digitais

Todos os tipos de infoprodutos acima têm o intuito de educar e trazer informação ao público, mas existe um que busca solucionar diretamente um problema: as ferramentas digitais. Por exemplo, ao invés de ensinar a fazer um calendário, você já pode entregar ele pronto e deixá-lo personalizável para o cliente. Essas soluções podem ser gratuitas ou pagas e são muito procuradas atualmente, devido a sua praticidade. 

Agora que você conhece alguns tipos de infoprodutos, vamos começar o passo a passo de como criar um? 

Escolha o melhor e mais adequado para o seu público! 

Não adianta escolher o tipo de infoproduto que está sendo mais utilizado no momento, sem levar em consideração o seu público-alvo. As pessoas precisam se identificar e gostar de consumir seu produto digital para ele ter sucesso. Mas, como saber o melhor tipo? 

Estudando! 

Ir atrás de informações sobre como está o mercado de infoprodutos é de extrema importância para não fugir muito da curva, mas, ao mesmo tempo, não fazer “mais do mesmo”. Se diferenciar, da forma correta, é uma ótima maneira de chamar atenção para o seu produto e vendê-lo com mais facilidade e sucesso.

Estudos feitos, e agora? 

Depois de decidir o melhor tipo de infoproduto e buscar informações, chegou a hora de escolher o que você vai ensinar. Encontrar o seu nicho de atuação vai se tornar mais fácil após a definição do tema. Infoprodutos são criados por especialistas em determinados assuntos, então procure aquilo que você tem mais domínio.  

Escolhido seu tema, vamos partir para as pesquisas sobre ele, pois você deve ter o máximo de conhecimento do assunto que vai ensinar. Além disso, saber as dores, desejos e necessidades do seu público é significativo no momento da pesquisa, dessa forma você saberá o que buscar para solucionar esses problemas corretamente.

Vamos para a criação do conteúdo?

Chegamos à parte principal do processo: a criação do conteúdo do seu infoproduto. 

O primeiro passo é criar conteúdos exclusivos e originais. Copiar outro infoprodutor é um erro que você jamais deve cometer! Cada um ensina de uma forma e, como falamos anteriormente, se diferenciar e ser autêntico é uma das melhores maneiras de chamar a atenção do seu futuro cliente. 

Dito isso, comece a criar o seu conteúdo e enriqueça ele o máximo possível. Quando compramos um produto digital, queremos saber tudo sobre ele e o seu papel é passar essas informações detalhadamente. Um cuidado que você deve ter, no entanto, é não fazer isso de forma cansativa e entediante. 

Prender a atenção do seu aluno até o fim é crucial para o sucesso do seu infoproduto, principalmente para que ele volte a comprar outros materiais que você venha a produzir. Além disso, um cliente que se identifica e gosta do que você ensina é um dos seus maiores aliados nesse processo, indicando para outras pessoas. O marketing “boca a boca” ainda funciona, especialmente na internet, e uma das situações que você quer evitar é que falem negativamente sobre o seu produto.

Mas, como eu faço isso?

Investindo no layout do seu infoproduto. Escolha bem as cores, coloque imagens e vídeos bem editados, crie infográficos, monte cenários e deixe a apresentação do seu material impecável. Tudo que é criativo e interessante naturalmente chama a atenção das pessoas e você vai conseguir cativar os seus clientes do começo ao fim fazendo isso! 

No fim dessa etapa, você deve se colocar no lugar do seu cliente e avaliar a apresentação para ter certeza de que você está cumprindo o seu objetivo de transmitir o seu conhecimento de forma agradável e leve. 

Finalizada a criação do seu infoproduto, vamos agora conferir o passo a passo de como hospedá-lo em nossa plataforma! 

• Primeiramente, acesse o nosso site e clique em “quero criar o meu negócio”; 

• Faça seu cadastro inicial e escolha uma senha; 

• Complete seu cadastro com suas informações pessoais; 

• Crie sua marca, descreva ela e faça o upload do seu avatar; 

• Preencha informações completas do seu endereço; 

• Insira informações jurídicas da sua empresa; 

• Clique no ícone de produtos e cadastre o seu material completo; 

• Edite informações do seu produto como nome, descrição, categoria, disponibilidade, entre outras informações. 

• Defina o preço do seu infoproduto; 

• Escolha as formas de pagamento para o seu cliente; 

• Confira seus ganhos detalhadamente no Dashboard; 

• Saiba tudo sobre o seu Checkout; 

• Em todas as etapas do processo, você conta com a ajuda dos nossos atendentes para tirar suas dúvidas. 

No site da GodigitalEdu, você pode personalizar o seu produto da maneira que preferir, com total autonomia. Escolha o título, envie suas imagens e vídeos, customize seus textos, defina seu checkout, se vai trabalhar com afiliados e colaboradores ou não, selecione as formas de pagamento (à vista por pix, boleto, débito e crédito ou parcelado) e muito mais. 

Além disso, uma das vantagens de se tornar um infoprodutor com a gente é que você também conta com o marketplace educacional da GoKursos, o maior do Brasil. Mais de 11 mil cursos estão disponíveis e 70 mil alunos vão poder conferir o seu infoproduto. Diversidade é o que não falta por lá e o site possui cursos de: 

  • Direito; 
  • Gastronomia;
  • Jogos Digitais; 
  • Humanas; 
  • Saúde;
  • Exatas;
  • Negócios;
  • Entre outros.

Todos eles com certificado para o aluno e boa parte aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Mas, não basta apenas hospedar o seu infoproduto em nosso site e ficar esperando as vendas começarem magicamente. As ferramentas corretas de divulgação farão a diferença nesse momento. Confira as principais abaixo: 

Landing Page 

A Landing Page nada mais é do que a vitrine virtual do seu infoproduto. Lá, o usuário vai encontrar todas as informações necessárias sobre ele, o preço e também vai poder realizar a compra. Ela tem o objetivo de converter o máximo de clientes possíveis para você e deve ter um conjunto de layout + texto impecáveis. 

Redes Sociais

As redes sociais vão ser as suas melhores amigas nessa jornada. Criar uma comunidade sólida, que acredita no seu infoproduto, é crucial para o sucesso de vendas. Para isso, você deve estar por dentro das trends e ferramentas que possam lhe ajudar a obter um engajamento orgânico. Um bom perfil em uma rede social é aquele que dialoga com os seguidores e não fica apenas postando sobre o infoproduto. 

E-mail Marketing

Quer enriquecer a relação com seu cliente? O E-mail Marketing permite que você tenha um contato direto e segmentado com seu público-alvo, aumentando o número de leads. Afinal, eles irão receber e-mails personalizados, com ofertas, anúncios e outras informações exclusivas. 

SEO

O SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca) é o responsável por ajudar a ranquear seu site no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Para utilizá-lo corretamente, basta estudar as palavras e frases chaves relacionadas com seu infoproduto e escrevê-las em seus textos.  

Afiliados

Afiliados são pessoas responsáveis por vender o seu infoproduto através das suas próprias redes sociais ou outros meios. Esse formato de divulgação beneficia o infoprodutor, que terá um número maior de vendas sem precisar investir e também os afiliados, que ganham comissões e ficam cada vez mais motivados em divulgar e vender o seu produto. 

Claro que na GodigitalEdu você também conta com um programa de afiliados, mais um dos benefícios que temos para os infoprodutores. Cadastrando seu produto em nosso site, você terá acesso a todas as informações sobre as comissões e vendas de cada um. Confira: 

• Após editar todas as informações do seu infoproduto, vá em afiliação e defina a comissão e os materiais que eles poderão usar para divulgá-lo; 

• Clicando no ícone de afiliados, você consegue acompanhar os detalhes sobre as vendas de cada um. 

Além das ferramentas corretas, você também precisa de uma poderosa estratégia para o lançamento do seu infoproduto ser bem-sucedido. Vamos te ensinar as etapas deste processo agora! 

Produza conteúdos 

Você pode começar a fazer postagens sobre conteúdos relacionados com o seu produto, aproveitando para descobrir quais são as dúvidas e problemas do seu público que o seu infoproduto se propõe a resolver. Fique atento aos comentários e mensagens diretas dos seus seguidores e interaja com eles. Essa etapa deve ser feita, por pelo menos, 15 dias; 

Aqueça o seu público 

Passado esse tempo, chegou a hora de fazer conteúdos mais específicos, que terão o objetivo de transformar os seus seguidores em potenciais clientes. Neles, você deve usar iscas para obter informações como e-mail, para continuar a sua comunicação de forma mais segmentada, através do E-mail Marketing. Aqui é o momento de mostrar que você é autoridade no assunto que irá ensinar no seu infoproduto. Essa fase dura em torno de 15 dias; 

Inicie o pré-lançamento 

Agora é a hora de mostrar ao seu futuro cliente que ele necessita do seu produto. Serão de 4 a 7 dias de conteúdos intensos e com gatilhos mentais. Além disso, você deve fazer lives e/ou vídeos falando sobre seu infoproduto e os benefícios dele, também aproveitando para interagir com o seu público e suas eventuais dúvidas; 

Comece o Lançamento 

Também conhecido como Abertura de Carrinho, o lançamento serão os dias que você irá vender de fato o seu infoproduto. Faça postagens que detalhem mais ainda as informações dele, as vantagens, o link para compra e fale sobre bônus, caso tenha. Essa etapa pode durar 48 horas, alguns dias ou indefinidamente, tudo vai depender do tipo de lançamento que você preferir. Confira abaixo cada um deles: 

  • Lançamento relâmpago: de curta duração. Ofereça alguma vantagem irresistível para motivar a compra, como um bom desconto ou bônus;
  • Lançamento semente: ideal para pessoas com pouca experiência ou que tenha apenas 1 infoproduto. Tem o objetivo de aumentar o público interessado no seu nicho e desenvolver um novo material, mais aperfeiçoado;  
  • Lançamento interno: feito para a base de leads já existente. Como eles já conhecem seus produtos, a chance de venda é maior. Faça novos conteúdos para infoprodutos novos; 
  • Lançamento perpétuo: aqui o seu infoproduto não tem uma data limite de compra. Você pode usar as ferramentas faladas anteriormente para alimentar a divulgação dele e reaproveitar alguns conteúdos antigos. 

O processo da produção de conteúdo até o dia do lançamento dura em torno de 45 dias (a depender do tipo de infoproduto). Seguir as etapas corretamente é crucial para o êxito das suas vendas! 

Agora que você aprendeu como hospedar seu infoproduto em nosso site, as principais ferramentas de divulgação, os tipos de lançamento e as estratégias corretas para fazê-lo, está pronto para começar sua carreira de sucesso como infoprodutor. Vamos lá? 

Traga seu conhecimento para a GodigitalEdu. Ensine sem limites, lucre sem fronteiras! 

Compartilhe