Prática regular de atividades físicas potencializa produtividade no trabalho

Dominik Bertoluci, Personal Health, e Sérgio Bertoluci, Treinador Físico, respectivamente. Os profissionais reforçam a importância das atividades físicas no dia a dia.

Entenda como o combate ao sedentarismo vai ajudar o seu time a aumentar o rendimento durante as atividades profissionais!

Você já parou para pensar como a vida moderna é uma correria sem fim? São tantos afazeres ao longo do dia que muitas pessoas não conseguem administrar bem o seu tempo para encaixar uma rotina diária de atividades físicas nela.

Muitos afirmam estarem cansados demais para começar uma determinada jornada, no entanto, educadores físicos garantem que quem inclui exercícios em sua rotina, em pouco tempo, logo percebe a diferença e o impacto que isso causa na sua qualidade de vida. Você passa a dormir e a se alimentar melhor, a ter mais disposição para trabalhar e bom-humor para enfrentar os desafios diários de uma rotina agitada.

Nas últimas décadas, podemos observar o crescente movimento impulsionado não apenas pela pressão estética, mas também pela busca da longevidade e de uma melhor qualidade de vida para deixar o sedentarismo de lado. 

Esse movimento também passou a fazer parte da rotina de alguns empreendedores, que incentivam os seus times a praticarem exercícios regularmente, pois sabem da importância que a prática regular causa na produtividade de cada um deles.


E, claro, você, como especialista ou lançador, também vai fomentar a sua produtividade ao aderir às atividades físicas de maneira regular.

Treinar regularmente, além de aumentar a produtividade, ajuda a combater doenças causadas pelo sedentarismo. E qual empresa não desejaria ter os seus colaboradores sempre saudáveis e dispostos para trabalhar?  Os exercícios físicos têm o poder de aumentar a nossa energia, melhorando não só a nossa imunidade, como o bem-estar físico e mental.

Dominik Bertoluci também é mentora de bem-estar e especialista em beleza feminina. Dedica sua vida a resgatar a autoestima e o amor-próprio das suas clientes, através de uma vida mais saudável.

Como os exercícios podem ajudar a aumentar a produtividade?

Entre os profissionais de educação física, é unânime a ideia de que a prática diária de exercícios traz diversos benefícios não só ao corpo, como também à nossa mente, pois o nosso lado cognitivo se beneficia das atividades fazendo o nosso cérebro funcionar melhor.

Casados há 19 anos, Sérgio e Dominik Bertolucci dedicam a vida a estudar não só o corpo, como também a mente e como os exercícios impactam na nossa qualidade de vida, bem-estar e longevidade. 

Sergio Bertoluci é treinador físico comportamental desde 1998. O especialista acredita que a prática de exercícios físicos é o melhor caminho para disciplinar a mente, elevar a autoestima e conseguir mais energia para enfrentar os desafios diários da nossa rotina. Segundo ele, “quanto mais você se mexe, mais você tem energia e disposição”.

Dominik Bertoluci, por sua vez, é personal health e mentora de bem-estar feminino. Seu trabalho é dedicado a resgatar a autoestima e o amor-próprio de suas alunas através de uma vida mais saudável, devolvendo a elas o brilho que estava guardado no interior de cada uma. Para Dominik, “adotar um estilo de vida mais saudável praticando exercícios faz com que a nossa concentração no trabalho melhore”.

Produtividade no ambiente de trabalho

Quando o assunto é produtividade no ambiente de trabalho, Sérgio afirma que:

“A prática diária de atividades físicas faz com que as pessoas mudem o seu pensamento, opiniões e a forma de enxergar o mundo. Faz com que elas ajustem o seu foco para ter uma sequência positiva de resultados. Uma pessoa que corre todos os dias, que treina todos os dias e se alimenta de forma equilibrada, tem mais energia e mais disposição para a sua vida. Logo, quando você tem mais energia e disposição, a sua produtividade do ambiente de trabalho aumenta. Treinar com regularidade traz como benefício a ativação física, quanto mais você se mexe, mais o seu dia se torna produtivo, pois você trabalha mais concentrado, é mais eficiente e eficaz em suas ações”. 

Domik também traz um ponto de vista importante sobre o tema.

“Um dos benefícios que praticar exercícios com regularidade nos traz é o aumento da energia, vigor e disposição diários. Outro ponto importante é que o nosso corpo ‘desperta’ de certa forma e passa a ficar em um maior estado de alerta. Isso aumenta ainda mais a nossa produtividade, uma vez que estamos mais dispostos e cheios de energia. O nosso corpo não é mais um corpo preguiçoso, com uma nova rotina ele passa a ser mais funcional e produtivo em todos os sentidos. Adotar uma rotina de exercícios em nossas vidas também melhora – e muito – a nossa concentração no trabalho. Estudos comprovam que a endorfina liberada durante qualquer prática de atividade física favorece as conexões entre os neurônios”.

Tanto a fala de Sérgio quanto a de Dominik nos leva a refletir sobre o impacto que a prática de atividades físicas regulares possui na saúde coletiva de trabalhadores e o quanto cada um poderia se tornar ainda mais produtivo e funcional, não apenas dentro do seu local de trabalho se fizesse algum tipo de exercício, como também em casa ou nos seus estudos, uma vez que é importante manter-se atualizado sobre a sua área de atuação, seja ela qual for. 

Precisamos criar com urgência o hábito de se exercitar regularmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo será tão nocivo quanto o cigarro durante o Século 21. Contra esse mal, os exercícios físicos contribuem com o fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na capacidade cardiorrespiratória, trazem impactos positivos no desenvolvimento cognitivo, e até mesmo auxiliam na melhora da saúde mental. 

Dito isso, várias empresas já incentivam seus funcionários a se exercitarem diariamente e grande parte delas oferece benefícios corporativos como o Gypass, que permite que os colaboradores frequentem academias ou outros centros de práticas esportivas com parte das mensalidades custeadas pela instituição à qual eles integram. O benefício visa cuidar tanto do bem-estar físico quanto do mental daqueles que integram a empresa.

Sérgio Bertoluci acredita que a prática de exercícios físicos é o melhor caminho para disciplinar a mente, elevar a autoestima e conseguir mais energia para enfrentar os desafios diários da nossa rotina.

Perguntas Frequentes

Quais os principais impactos que praticar exercícios pode trazer para a nossa vida corporativa?

Além de impactarem diretamente na nossa produtividade, as práticas de atividades físicas também são capazes de:

  • Reduzir o estresse;
  • Melhorar a concentração;
  • Melhorar a memória;
  • Melhorar a criatividade e aumenta a motivação;
  • Prevenir lesões e ausências.

Como incentivar a atividade física entre os colaboradores?

Como já mencionamos neste artigo, algumas empresas incentivam com programas corporativos de academias, custeando parcial ou integralmente as mensalidades para os colaboradores. Mas, sabemos que nem todas podem fazer esse tipo de ação e para aquelas que não conseguem, há algumas soluções simples, como incentivar a realização coletiva de atividades físicas em espaços públicos, como parques.

Compartilhe