ChatGPT: conheça a ferramenta que se diz capaz de rivalizar com o Google 

ChatGPT

A Inteligência Artificial promete mudar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia e se diz capaz de rivalizar até mesmo com o Google! 

A ferramenta de inteligência artificial lançada no final de 2022 se tornou um sucesso e, talvez, pode se tornar mais popular que o maior mecanismo de busca do mundo, o Google. O ChatGPT tem resposta pra quase tudo e recebeu mais de 1 milhão de acessos na primeira semana que ficou disponível para uso. 

O robô desenvolvido pela OpenAI escreve textos, músicas, poemas, redações, faz contas de matemática, escreve em linguagem de programação, responde variadas perguntas, aceita quando está errado, rejeita pedidos inapropriados e muito mais! 

Como funciona essa inteligência artificial? 

O nome ChatGPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” (Transformador pré-treinado generativo – em tradução livre) e o laboratório de pesquisas que desenvolveu a inteligência artificial fica em São Francisco, nos Estados Unidos. 

Para gerar as informações, o algoritmo usa uma quantidade incontável de textos disponíveis na internet. Para se aprimorar e responder cada vez mais parecido com um humano, utiliza as conversas com os usuários. Os criadores, inclusive, incentivam que as pessoas dialoguem com o ChatGPT o quanto puderem. 

Ele teve seu desenvolvimento baseado em redes neurais e machine learning e foi criado com o intuito de produzir diálogos virtuais. O objetivo do robô é melhorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, trazendo ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas. 

O Chat GPT tem como base uma rede neural chamada Transformer, feita especialmente para trabalhar com textos. Existem várias camadas que fazem a inteligência artificial se atentar às palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. É um modelo extremamente avançado de criação e geração de texto! 

O que dá para fazer com o ChatGPT? 

Esse tipo de tecnologia já é encontrada por aí, sabia? A Siri, do sistema operacional da Apple, a famosa Alexa e o Google Assistente são alguns dos exemplos. Você também pode encontrar naqueles Chatbots simples (que existem em sites e aplicativos de mensagens) e até nos serviços de streaming, que preveem o que você gostaria de assistir ou ouvir baseados nos seus consumos anteriores. 

Com o ChatGPT não seria diferente… Ou seja, existe uma infinidade de coisas que você pode fazer! 

A maioria dos usuários está usando o robô para se divertir, perguntando coisas curiosas e tentando enganá-lo, mas a ferramenta é capaz de criar conteúdo, escrever redações completas, compor músicas e poemas, conversar sobre assuntos complexos, escrever receitas, resolver questões matemáticas, explicar coisas, tirar dúvidas, fazer piadas e até escrever códigos e linguagens de programação

Ele também poderia ser usado para automatizar o atendimento nos chats de aplicativos de mensagens ou sites. Para que isso aconteça, no entanto, a empresa ainda precisa aperfeiçoá-lo. 

• Limitações do ChatGPT 

Como toda inteligência artificial, o ChatGPT também tem suas limitações e respostas incorretas podem surgir, visto que ele usa textos da internet como base para suas respostas e informações erradas são constantemente disseminadas pela web. 

Usuários já relataram que o robô pode “cair em pegadinhas” e que pode não conseguir responder perguntas científicas muito complexas. Além disso, tem um conhecimento limitado sobre informações e eventos que aconteceram após o ano de 2021. Outra limitação é que, diferente do Google, ele não revela a fonte das suas informações e respostas. 

Uma coisa que o ChatGPT é incapaz de fazer, mas que acaba se tornado algo bom, é possuir recursos que impedem o uso da ferramenta de forma nociva. Ele também não aceita termos e conteúdos preconceituosos ou que possam reforçar estereótipos! 

Apesar disso, como não é um humano, ainda falta o pensamento crítico e construtivo que apenas nós possuímos. 

ChatGPT pode substituir o Google? 

O potencial é grande e muitas pessoas e estudiosos sobre o assunto estão falando que sim. Até mesmo o programador Paul Buchheit, principal criador do Gmail, disse que, em dois anos, o Google pode ser eliminado pela inteligência artificial. 

“O Google pode estar a apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro.” disse ele, num tuíte. 

ChatGTP
Tweet de Paul Buchheit sobre o ChatGTP

O grande diferencial do ChatGPT é que, ao perguntar sobre um determinado assunto, diferente do que ocorre com o Google, que apenas diz os resultados e disponibiliza os links para maiores informações, o robô é capaz de contextualizar as respostas de uma forma criativa e parece que você está conversando com outra pessoa. 

Do mesmo jeito que o Google acabou com os antigos catálogos telefônicos que possuíam as principais informações sobre as empresas, o ChatGPT pode fazer o mesmo com ele! 

Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, foram chamados para atuar no dia a dia da empresa novamente, para encontrar soluções que possam combater de imediato a ameaça da inteligência artificial com o seu principal produto. Acredita-se que a empresa irá incorporar o ChatGPT em seu mecanismo de busca ou disponibilizar uma alternativa similar que possa competir com a nova inteligência artificial do mercado. 

• Como usar o ChatGPT sendo um infoprodutor? 

Como você leu acima, o ChatGPT é uma ferramenta com diversas possibilidades e você pode utilizá-lo para: 

  • Ter ideias de temas para conteúdos nas redes sociais; 
  • Ajudar no texto de uma apresentação; 
  • Fazer um roteiro de vídeo ou live; 
  • Aprender mais sobre um tema específico; 
  • Desenvolver um infoproduto
  • Tirar dúvidas sobre determinados assuntos; 
  • Analisar dados; 
  • Confirmar pesquisas e informações; 
  • Melhorar a escrita; 
  • Muito mais. 

Devido ao sucesso da inteligência, dependendo do horário, o site pode estar com muitos acessos e pode ser necessário aguardar um tempo até que o servidor fique menos congestionado. Mas não deve demorar muito até que você consiga usá-lo. Outra coisa que você deve lembrar, é que o ChatGPT está em testes e erros podem ocorrer, como falamos anteriormente. 

Gostou desse tema? Vamos continuar atualizando o blog da GodigitalEdu com diversos assuntos do mundo digital. Acesse e fique por dentro das novidades!

Compartilhe