Dados sobre o Instagram que você precisa saber para aplicar nos seus infoprodutos

Rede social com mais engajamento no mundo, o Instagram é uma grande aliada dos infoprodutores!

Hoje é dia de ensinar como utilizar o Instagram ao seu favor! A rede social é a mais utilizada entre os brasileiros desde 2022 e é uma ótima vitrine para os seus infoprodutos. Nesse post, vamos te mostrar informações importantes que vão te ajudar a crescer na plataforma e vender mais. Se liga! 

Usuários ativos no Instagram

Sabia que, neste momento, existem cerca de 99 milhões de usuários ativos no Instagram, aqui no Brasil? Pois é! 

O seu público-alvo também faz parte desses números, basta saber como chegar até eles da maneira certa. 

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023

A maioria desses usuários relata que usa o Instagram várias vezes ao dia ou até o deixa aberto o dia inteiro, principalmente os que têm idade de 16 a 49 anos.  

Conexão com empresas e marcas 

Desse grande número de usuários que falamos acima, 44% afirmam que usam o Instagram para se relacionar com empresas e marcas. Ou seja: ter um bom perfil na rede social é um dos caminhos para o sucesso! 

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023

A plataforma veio se modificando ao longo dos anos e empresas, marcas e personalidades de diversos segmentos foram se destacando por lá, aumentando suas vendas a cada dia. Os próprios usuários afirmam que perfis comerciais devem estar presentes no Instagram e que a rede social os aproxima! 

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023

Sabendo disso, você deve criar um relacionamento com os seus seguidores antes de transformá-los em clientes. Isso vai fazer com que eles te deem credibilidade e façam das suas estratégias um sucesso. Por isso, responda comentários, mensagens diretas, faça lives, reposte stories e interaja de todas as formas que existem no app! 

Anúncios no Instagram 

Uma das maneiras de ter mais alcance dentro do Instagram é por meio dos anúncios. Afinal, eles também são entregues para pessoas que ainda não conhecem o seu perfil e/ou site. Porém, você só vai obter resultados positivos se souber como anunciar, o que anunciar e para quem anunciar. 

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023

Usar a rede social para anunciar pode ser uma ótima maneira de divulgar sua marca e gerar conscientização sobre ela. A plataforma oferece muitas ferramentas para criar anúncios personalizados e segmentados, que podem atingir o público-alvo desejado. É importante lembrar que os anúncios funcionam melhor quando eles se relacionam diretamente com os usuários e são envolventes, criativos e autênticos. 

Apareça nos stories

Sim, aparecer nos stories pode ajudar a impulsionar suas vendas! A ferramenta é uma ótima maneira de conectar-se com seu público e mostrar seus produtos e serviços. Além disso, você também pode usar os stories para criar conteúdos interessantes, informativos e em tempo real. Afinal, empresas e marcas são feitas por pessoas e a humanização dos perfis ajuda a construir confiança e conexão com seus clientes. 

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023

Outro ponto é que, como você pode ver na imagem acima, poucas pessoas postam stories e muitas assistem. Você pode usar isso para se destacar no Instagram, trazendo algum tema pioneiro, um quadro criativo ou o seu dia a dia de forma interessante

O Reels veio para ficar 

Assim como nos stories, mais pessoas assistem Reels do que publicam. E, para incentivar ainda mais o uso da ferramenta, o Instagram costuma aumentar o alcance dos conteúdos nesse formato, entregando-o para uma maior quantidade de seguidores e também para quem não conhece o seu perfil, através de uma aba específica dentro do seu aplicativo. 

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023

Isto significa que o Reels é a ferramenta ideal para ser usada neste momento. Participando de trends, você ainda tem a chance de viralizar algum vídeo no Instagram e aumentar o número de seguidores e engajamento! 

Converse com seu público através das Lives 

Fazer lives no Instagram pode ser uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre seus produtos e serviços, além de alcançar novos clientes e se conectar com seu público de forma imediata! 

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por muitas lives e a ferramenta ficou um pouco saturada na época. Porém, o Instagram lançou algumas melhorias e as transmissões ao vivo continuam sendo uma ótima forma de movimentar seus seguidores e aumentar suas vendas. Afinal, cerca de 48% dos usuários afirmam assistir lives pelo menos uma vez por semana! 

Esses foram alguns pontos que trouxemos para você melhorar o seu perfil e sua presença no Instagram. A rede social possui mais formas de interação com o público (como mensagens diretas, comentários, marcações, entre outras) e você deve usar todas elas para aumentar o seu alcance dentro da plataforma. 

A GodogitalEdu vai continuar criando conteúdos para ajudar você, infoprodutor, a alcançar o sucesso. Fique sempre ligado aqui no nosso blog e também no Instagram

Compartilhe