Programa de fidelidade eficiente: saiba como melhorar a retenção de clientes

Em um mercado altamente competitivo, reter clientes e incentivá-los a retornar ao seu negócio pode ser um desafio. Nesse contexto, os programas de fidelidade são grandes aliados para aumentar a fidelização e incentivar o consumo recorrente. 

Neste blogpost, iremos abordar tudo sobre esse tema e ensiná-lo como utilizar na sua empresa. Se liga! 

>> Como construir um negócio escalável

>> 5 mentiras que te contaram sobre o mercado de marketing digital

>> Acesse a GodigitalEdu

A importância da retenção de clientes 

Uma das maiores preocupações de qualquer empresa é manter seus clientes satisfeitos e fiéis à marca. A retenção de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, pois é mais fácil (e barato) manter um cliente existente do que adquirir um novo. 

Manter clientes fiéis não só aumenta as compras recorrentes, como também as chances de eles recomendarem a empresa para outras pessoas, ajudando a atrair novos consumidores. Além disso, clientes leais também tendem a gastar mais dinheiro com produtos e serviços ao longo do tempo, contribuindo para o crescimento empresarial. 

Para aumentar a retenção de clientes, muitos negócios investem em programas de fidelidade eficiente, que oferecem benefícios após determinadas quantidades de compras. 

O que é um programa de fidelidade eficiente? 

Um programa de fidelidade eficiente é aquele que é bem planejado e executado, que oferece benefícios atraentes aos clientes e que incentiva a participação deles nas ações da empresa. 

Isso pode ser feito de várias formas, desde programas de pontos e recompensas, até descontos exclusivos e serviços personalizados. O ponto mais importante é que o programa precisa ser atrativo para o seu público-alvo e deve oferecer vantagens que realmente valham a pena para esses clientes. 

Um programa de fidelidade eficiente também deve ser fácil de participar e de entender. O cliente deve saber claramente quais são as recompensas que pode ganhar e como resgatá-las. 

Como criar um programa de fidelidade eficiente? 

Para criar um programa de fidelidade eficiente, é importante seguir alguns passos simples, mas que dão certo: 

  • Conheça o seu público: entender quem são seus clientes e o que eles valorizam é fundamental para criar um programa de fidelidade eficiente. Pense em seus hábitos de consumo, necessidades e desejos e crie um programa que atenda a essas expectativas; 
  • Defina as recompensas: defina quais serão as recompensas que os clientes poderão ganhar em troca de sua lealdade e certifique-se de que elas sejam relevantes e atraentes, além de proporcionais ao nível de fidelidade que você deseja incentivar; 
  • Estabeleça regras claras: explique claramente as regras do programa, incluindo como ganhar e resgatar, a validade das recompensas, entre outros. Quanto mais claro e transparente for o programa, maior será a participação e a satisfação dos clientes; 
  • Promova o programa: promova o programa em seus canais de comunicação, como site, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. Chame a atenção para que os clientes saibam sobre o programa e queiram participar; 
  • Facilidade: não escolha um sistema de recompensas que seja difícil para os clientes usarem ou resgatarem e, preferencialmente, que eles mesmos consigam observar como está o progresso desse programa de fidelidade e quanto falta para conseguir o benefício prometido. 

Benefícios de um programa de fidelidade 

Os programas de fidelidade oferecem uma série de benefícios para os clientes, que podem incluir descontos especiais, brindes, promoções e acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços

Já o engajamento com a marca, é um benefício importante para a empresa, uma vez que os programas de fidelidade incentivam a boa relação com os clientes antigos e também atraem novos consumidores que se sentem atraídos por essas vantagens. 

Esses programas também oferecem reconhecimento e valorização aos clientes, fazendo com que eles se sintam parte da marca e criem um sentimento de pertencimento e identificação com a empresa! 

Como escolher as recompensas para reter os clientes? 

Ao criar um programa de fidelidade, uma das etapas mais importantes é definir quais serão as recompensas oferecidas aos clientes. É importante escolher benefícios que sejam relevantes e atrativas para o público-alvo, e que estejam alinhadas aos objetivos do programa de fidelidade e da empresa como um todo. 

O primeiro passo para escolher é analisar o perfil e comportamento dos clientes, levando em consideração suas preferências, necessidades e interesses. Dessa forma, é possível oferecer recompensas que realmente agreguem valor e incentivem a fidelidade dos consumidores. Outro fator importante é o tipo de recompensa oferecida. É preciso escolher recompensas que sejam viáveis para a empresa e que estejam alinhadas ao seu modelo de negócio. Algumas opções de recompensas incluem: 

• Descontos em produtos ou serviços; 

• Brindes exclusivos; 

• Acesso à conteúdos especiais; 

• Programas de pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços; 

• Benefícios para aniversariantes do mês; 

• Entre outros. 

Como avaliar a eficiência do programa de fidelidade? 

Para avaliar a eficiência do programa de fidelidade, é preciso definir indicadores de desempenho e acompanhar de perto os resultados. Aqui estão algumas métricas importantes que você pode usar: 

• Taxa de retenção de clientes: quantos clientes continuam comprando da empresa depois de participar do programa de fidelidade; 

• Aumento no ticket médio: se os clientes estão gastando mais dinheiro na empresa depois de participar do programa de fidelidade; 

• Número de indicações: se os clientes estão indicando a empresa para amigos e familiares depois de participar do programa de fidelidade. 

Com base nessas métricas, é possível avaliar se o programa de fidelidade está sendo eficiente e identificar pontos de melhoria e atualizações, caso necessário. 

Casos de sucesso de programas de fidelidade eficientes 

Existem diversas empresas com casos de sucesso de programas de fidelidade eficientes! 

Um exemplo é o programa de fidelidade da Starbucks, que oferece recompensas como bebidas grátis, descontos e outros benefícios. Outro exemplo é o programa de fidelidade da Sephora, que oferece pontos para os clientes que realizam compras na loja. Esses pontos podem ser trocados por produtos de beleza e serviços exclusivos, como aulas de maquiagem e tratamentos de pele. 

Talvez você conheça outros programas de fidelidade, como: Nubank Rewards, Dotz, Multiplus, Clube Extra, Smiles, Clube iFood, Km de Vantagens e o tão conhecido Cashback, que muitas empresas adotaram e é um dos mais usados até hoje! 

Esses programas ajudaram todas essas empresas a aumentarem não só a retenção de clientes e a fidelização à marca, como também a atrair novos consumidores, gerando um aumento significativo no faturamento diário. 

Ou seja, independentemente do tamanho da sua empresa e seu mercado de atuação, existe um programa de fidelidade que pode atender às expectativas do seu público-alvo e também seguir a proposta e identidade do seu negócio. Basta você encontrá-la!

Compartilhe