5 mentiras que te contaram sobre o mercado de marketing digital 

marketing digital

O dia 1° de abril, também conhecido como o Dia da Mentira, é uma data marcada por brincadeiras e invenções. Mas você sabe como ela surgiu? 

Não se sabe ao certo a origem, mas uma das teorias mais conhecidas afirma que a consolidação do Dia da Mentira ocorreu por meio de zombarias realizadas na França com algumas pessoas que não aderiram às mudanças de calendário propostas pelo rei Carlos IX. 

Nessa época, o ano novo era comemorado em 25 de março, pois o início da primavera era enxergado como o momento da renovação de um ciclo. Essa comemoração acontecia até o dia 1º de abril, mas, em 1563, o rei francês propôs a mudança do ano novo francês para 1º de janeiro. 

Porém, muitos se recusaram a seguir essa determinação e continuaram realizando sua celebração na data antiga. Por conta disso, essas pessoas começaram a ser alvos de zombaria na sociedade francesa e passaram a ser chamadas de Poisson d’Avril, expressão em francês que significa “tolos de abril”. A partir daí, acredita-se que a prática de realizar brincadeiras com as pessoas no dia 1º de abril fortaleceu-se e, posteriormente, espalhou-se pelo mundo. 

Essas pegadinhas geralmente são inocentes e apenas por diversão, no entanto, quando se trata do marketing digital, isso pode ter consequências graves. 

Por isso, neste blog, vamos revelar as cinco principais mentiras desta área que você precisa ficar atento! 

#1- É fácil ficar rico com Marketing Digital 

O Marketing Digital é uma área que tem se expandido muito nos últimos anos e atraído muitas pessoas que desejam ganhar dinheiro, mas nem sempre é um caminho fácil e rápido. Esta é uma mentira comum que muitas pessoas do meio gostam de espalhar… 

Eles prometem que qualquer pessoa pode ficar rico rapidamente lançando um infoproduto, independente do seu nível de experiência ou nicho de atuação. No entanto, a verdade é que, como qualquer trabalho, esse também exige dedicação para ter sucesso. 

No entanto, isso não significa que lançar um produto digital seja impossível ou que você jamais vai conseguir vender. Pelo contrário, é importante estar ciente dos desafios que o Marketing Digital apresenta e estar disposto a trabalhar duro e aprender constantemente!

#2 – Você vai trabalhar apenas 4 horas por dia 

Apesar de ser um trabalho com mais flexibilidade, isso não quer dizer que, todos os dias, desde o começo, você vai trabalhar poucas horas. Como foi dito anteriormente: é preciso ter dedicação! 

Embora seja possível ter um negócio online bem-sucedido e equilibrar a vida pessoal e profissional, a ideia de trabalhar apenas 4 horas por dia é irrealista e enganosa. Na verdade, a maioria dos empreendedores digitais de sucesso trabalha muito mais do que isso, especialmente no início de suas jornadas. 

Afinal, para ter um lançamento de sucesso, é preciso construir uma audiência engajada, criar conteúdo de qualidade, implementar estratégias de marketing e resolver problemas que podem surgir no dia a dia, etc. Ou seja, você vai precisar trabalhar mais do que poucas horas por dia. 

Inclusive, a ideia de trabalhar pouco pode levar os empreendedores digitais a negligenciarem suas tarefas e compromissos, o que pode prejudicar o sucesso de seus negócios. Em vez disso, é importante ter uma rotina de trabalho saudável e equilibrada

#3 – Campanhas de Marketing Digital são muito caras 

Muitas vezes, os infoprodutores se deparam com a afirmação de que campanhas são muito caras e inacessíveis para quem está começando. No entanto, essa é uma mentira que pode desencorajar o investimento em marketing digital, prejudicando o sucesso dos lançamentos. Afinal, as divulgações digitais podem ser mais acessíveis do que as formas tradicionais de publicidade, como anúncios de TV ou outdoors, por exemplo. 

Uma das principais vantagens do marketing digital é que ele permite que seu público-alvo seja segmentado com precisão e as campanhas alcancem pessoas que realmente estejam interessadas em seus produtos ou serviços, contribuindo para um lançamento de sucesso! 

#4 – Marketing Digital é só para empresas online 

Outra mentira comum sobre o marketing digital é que ele é adequado apenas para empresas que atuam exclusivamente online. Na realidade, empresas de todos os setores e tamanhos podem – e devem – se beneficiar do marketing digital. 

As empresas físicas, como lojas e restaurantes, podem usar o marketing digital para atrair mais clientes para seus estabelecimentos. Por exemplo, elas podem usar o Google Meu Negócio para aparecer nos resultados de pesquisa local ou utilizar as redes sociais para promover promoções e eventos, além de mostrar seus produtos e serviços. 

Não importa qual seja o seu negócio, o marketing digital pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios! 

#5Você não precisa estudar para trabalhar com Marketing Digital 

Outra inverdade comum sobre o marketing digital é que você não precisa estudar para atuar na área. A realidade é que, para se tornar um profissional de marketing digital competente, é necessário ter uma base sólida de conhecimento e habilidades. 

Apesar de não existir uma graduação apenas de marketing digital nas faculdades, felizmente, existem muitos cursos e mentorias disponíveis. Essa é uma área que está em constante evolução e, por isso, é importante estar sempre atualizado. Isso requer um esforço contínuo para aprender e se adaptar às mudanças no mercado. 

Não ache que contratar qualquer pessoa vai trazer sucesso para o seu lançamento. É importante ter uma equipe especializada desenvolvendo as estratégias corretas de marketing que você, e sua empresa, necessitam em cada etapa dessa trajetória!

Cuidado com as ações negativas do Marketing Digital 

Ainda seguindo a linha de pensamento de ações erradas e mentirosas, vamos te contar agora sobre ações negativas do marketing digital que, com certeza, irão atrasar o alcance dos seus objetivos! 

• Comprar lista de e-mails e seguidores para o seu negócio 

Essa pode parecer uma maneira fácil de aumentar rapidamente sua base de leads e alcançar mais pessoas, mas isso pode ser extremamente prejudicial para o sucesso da sua empresa. 

Primeiro, é importante entender que a maioria das listas de e-mails e seguidores comprados são de baixa qualidade. Muitos dos endereços de e-mail e perfis podem estar desatualizados, inativos ou até serem falsos, o que significa que seus esforços de marketing não terão sucesso em alcançar as pessoas certas. Além de que, nas redes sociais, quando um perfil compra seguidores, o alcance cai drasticamente e a conta tem uma grande chance de ser excluída… 

Ou seja, ao invés de fazer isso, que tal focar em construir uma comunidade engajada e que realmente esteja interessada nos produtos e serviços da sua empresa?! 

• Apagar os comentários negativos 

A ideia de que apagar comentários negativos pode resolver os problemas de imagem de uma empresa é uma grande mentira. Na verdade, isso pode ser extremamente prejudicial para a reputação e até aumentar a negatividade em torno dela. 

As redes sociais são públicas e qualquer pessoa pode expressar sua opinião sobre sua empresa, produto ou serviço. Se você começa a excluir comentários negativos, as pessoas vão perceber e se sentirão desrespeitadas. Isso pode levar a uma reação ainda mais negativa, com pessoas compartilhando o ocorrido e alertando outros potenciais clientes sobre isso. 

Além disso, ao apagar comentários negativos, a empresa está perdendo uma oportunidade valiosa de aprender com as críticas. Eles podem fornecer informações valiosas sobre os pontos fracos de um produto ou serviço e podem ser usados para melhorar a qualidade e satisfação do cliente. 

• Quanto mais hashtags, melhor o resultado 

Por incrível que pareça, o uso excessivo de hashtags pode ter um efeito negativo na visibilidade e no engajamento da postagem! 

Embora as hashtags sejam uma ótima maneira de categorizar e organizar o conteúdo nas redes sociais, o uso excessivo pode ser interpretado como spam pelos algoritmos e, como resultado, o post pode ter sua visibilidade reduzida. 

Em vez de usar muitas hashtags, é importante escolher algumas que sejam relevantes para o conteúdo da postagem e para o público-alvo. Isso também vai ajudar a atrair o público certo. 

Depois de mostrar várias mentiras comuns sobre marketing digital, é importante enfatizar que a GodigitalEdu é a escolha verdadeira para os infoprodutores que desejam obter serviços de uma equipe especializada em marketing digital e lançamentos! 

Afinal, oferecemos um serviço personalizado para cada infoprodutor, entendendo suas necessidades específicas e criando estratégias de marketing digital sob medida. Nossa equipe também está sempre à disposição para fornecer suporte contínuo e garantir que os infoprodutores estejam sempre um passo à frente em suas campanhas de marketing digital. 

Quer saber mais sobre a nossa empresa? Acesse nosso site e fique um passo mais perto do sucesso!

Compartilhe