Instagram lança formulário de leads na própria plataforma

Sem fazer muito alarde, como é de seu feitio com atualizações, o Instagram acabou de lançar um recurso de formulário de lead dentro da própria plataforma. A rede social adicionou uma nova opção de ‘Formulário de lead’ dentro dos botões de ação de perfis comerciais. Uma oportunidade interessante de gerar resposta direta de sua presença comercial no aplicativo.

Mas, você sabe o que são formulários de lead no Instagram?

Além dos três botões de CTA existentes, agora é possível selecionar “Adicionar formulário de lead” como um botão de ação em seu perfil, sendo possível escolher um CTA de coleta de dados padrão ou adicionar perguntas personalizadas para orientar ainda mais as consultas.

Esse sistema permitirá que você opte por respostas de múltipla escolha ou respostas curtas, fornecendo, assim, outra maneira de obter informações dos visitantes do perfil do Instagram. Isso pode ser a maneira ideal para segmentar e priorizar as consultas do seu negócio, além de ser um jeito mais simples de conhecer profundamente a persona de uma marca e interagir com os usuários.

E como usar formulários de lead no Instagram?

Para usar a nova ferramenta, você deve ter um perfil comercial e, além disso, seu aplicativo deve estar atualizado e o recurso disponível para você. Se preencher todos esses pré-requisitos, você pode selecionar “Adicionar formulário de lead” como um botão de ação em seu perfil, além dos três botões CTA.

O formulário dever ser preenchido com diferentes campos, como nome, e-mail e número de telefone. Ainda não sabemos ao certo se o recurso é um teste ou se realmente veio para ficar. Porque ainda que apareça para alguns usuários, não está listado na visão geral oficial dos botões de ação do Instagram.

Como isso te impacta?

O que isso quer dizer? Para quem já está com a novidade disponível, está sendo possível, no botão CTA da bio, clicar em “adicionar formulário de lead” e configurar as perguntas que deseja. Ou seja, você por optar por uma Call to Action de coleta de dados seguindo um padrão ou adicionando perguntas personalizadas.

Isso fornece às empresas novas maneiras de captar respostas diretas já a partir da presença na rede social. O mais interessante é que essa se configura como mais uma forma de interação dos produtores de conteúdo com o público. E, seguramente, na prática, essa opção representará uma taxa de conversão maior do que enviar as perguntas que deseja em um formulário próprio para cada usuário.

Por que eu devo me importar?

O novo recurso de Formulários de Lead no Instagram pode beneficiar as empresas de inúmeras maneiras. Além de potencializar a força das marcas para gerar leads, há a possibilidade de coletar o maior número de informações de contato de usuários interessados, sem que eles precisem sair do site para isso.

As empresas e os produtores de conteúdo ainda podem segmentar melhor sua análise e, assim, priorizar melhor os seus conteúdos a partir dos dados coletados. Vale muito a pena verificar a disponibilidade e considerar como você pode usar da melhor maneira possível essa nova ferramenta.

Compartilhe