O WebSummit, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, trouxe muitos aprendizados sobre um tema importante a ser discutido: o poder da estratégia Omnichannel, tema da palestra de Neil Patel.
“Omnichannel não é mais uma palavra da moda, é uma necessidade”. E foi com essas palavras que o grandioso Neil Patel, um dos principais especialistas em Marketing Digital do mundo, fechou com chave de ouro a palestra do segundo dia do Websummit Rio 2023. Ele também destacou a importância de se desenvolver estratégias de omnichannel para empresas que desejam estar à frente da concorrência. E, claro que, em um mundo cada vez mais digital, os consumidores esperam uma experiência integrada e fluida em todos os canais de vendas.
Confira três lições sobre omnichannel que o especialista em Marketing Digital trouxe para a público que estava bastante atento à cada palavra no WebSummit 2023.
Afinal, o que é omnichannel?
Para quem nunca ouviu falar desse termo, omnichannel é uma estratégia que busca integrar os diferentes canais de venda de uma empresa (como lojas físicas, site, redes sociais e marketplaces). Essa estratégia oferece uma experiência unificada para o cliente. Isso significa que o consumidor pode começar uma compra em um canal e finalizá-la em outro, sem que haja quebra na experiência de compra.
Por que é tão importante investir em omnichannel?
Além de oferecer uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente, essa estratégia pode aumentar a fidelização e o engajamento do público. Afinal, quando uma empresa consegue integrar os seus canais de venda de forma eficiente, ela também pode coletar mais dados sobre seus clientes e usar essas informações para oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente.
Como desenvolver uma estratégia omnichannel eficiente para a sua empresa?
Para desenvolver essa estratégia de omnichannel eficiente, primeiro é preciso ter uma visão ampla e integrada de todos os canais de venda da empresa, bem como das necessidades e expectativas dos clientes. Além disso, é importante investir em tecnologias que permitam integrar e monitorar esses canais, como sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e softwares de automação de marketing e outros.
Exemplos de empresas que utilizam estratégias de Omnichannel
Neil Patel também destacou empresas como a Nike e a Disney, que são exemplos de grandes marcas que têm desenvolvido estratégias de omnichannel de sucesso. A Nike, por exemplo, permite que seus clientes personalizem seus produtos em seu site, mas também oferece a opção de finalizar a compra em uma loja física. Já a Disney integra o aplicativo My Disney Experience com o MagicBand, uma pulseira que permite que os visitantes acessem suas reservas, compras e outras informações durante sua visita aos parques.
Ainda nessa linha de raciocínio, ele falou sobre a marca Sephora, que é uma das marcas que conectam as compras online e, portanto, estimulam as visitas em suas lojas.
Conclusões sobre estratégia de Omnichannel
Isso nos traz um aprendizado: é importante ajudar os consumidores a reduzir as opções diante de uma variedade de alternativas numa determinada compra.
Afinal, uma infinidade de opções pode ser esmagadora para a decisão da compra. O ideal é tornar a jornada mais fácil e fazer os consumidores pressionarem o botão para finalizar o pedido.
Ele fala que o negócio é seguir a regra do “pico-fim”. Essa regra ajuda as pessoas a gerarem memórias e, em resumo:
- Garante experiências positivas no pico e no final das interações do cliente com sua marca
- É positiva, porque geram emoções que proporcionam valor
- Conta a história da sua marca, incorpora histórias de clientes, entre outras ações em diferentes pontos de contato
A estratégia de omnichannel tornou-se, então, um diferencial competitivo para empresas que desejam oferecer uma experiência de compra mais satisfatória. Um verdadeiro desafio da onipresença que pode trazer autoridade e conectar pessoas às marcas.
A GoDigitalEdu também fez parte dos patrocinadores do WebSummit Rio2023! Estivemos com um stand durante os 3 dias de evento, dando todo o suporte necessário para quem deseja se tornar um infoprodutor.
A nossa equipe de conteúdo esteve presente e cobrindo todo o evento. Trazendo insights valiosos para você se atualizar, aprender muito e propagar o seu conhecimento para o mundo.