A jornada de um empreendedor – Desafios e superação

Conheça os principais desafios que um empreendedor pode ter na sua jornada profissional e como superá-los

Empreender é uma atividade desafiadora que exige muita dedicação e planejamento para que o negócio tenha sucesso. Porém, muitos empreendedores quando decidem iniciar a sua jornada por este mundo e criar um negócio do zero acabam ignorando uma etapa importante, planejar cautelosamente todas as ações que serão realizadas por ele.

Um dos principais desafios que os empreendedores enfrentam ao não planejar bem o seu negócio é a falta de clareza sobre os objetivos e metas da empresa. Ter um plano de negócios claro e bem definido ajuda a descomplicar a jornada empreendedora. Sem um bom plano de negócios é mais difícil entender as necessidades do mercado e definir estratégias para alcançar o sucesso. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 2020, apenas 34,5% dos empreendedores brasileiros possuem um plano de negócios estruturado.

Outro desafio que pode surgir quando o empreendedor decide empreender sem um bom planejamento é a falta de recursos financeiros. Sem um sólido planejamento é comum que as despesas da empresa ultrapassem as suas receitas. O reflexo disso pode ser a insuficiência de capital para investir no negócio. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a falta de capital de giro é uma das principais causas de mortalidade de empresas no Brasil.

A falta de planejamento também pode gerar problemas relacionados à gestão do negócio. Segundo o Global Entrepreneur Monitor – GEM, apenas 39,3% dos empreendedores brasileiros recebem treinamento em gestão empresarial antes de abrir o próprio negócio. Esta ação é comumente praticada por empreendedores que encontram dificuldades em administrar seus recursos e lidar com as exigências do mercado, além do gerenciamento dos seus funcionários.

Problemas jurídicos também podem ser derivados de ausência de um bom planejamento. Sem um registro formal do negócio é difícil para o empreendedor garantir a legalidade da sua empresa e evitar problemas com a Receita Federal. Segundo o Sebrae, mais de 70% dos empreendedores brasileiros não conhecem as leis que regem o seu negócio.

O que é empreendedorismo?

Podemos definir o empreendedorismo como o processo de criar, desenvolver e gerenciar um negócio próprio ou projeto que ofereça produtos, serviços ou soluções inovadoras para um determinado nicho de mercado. Além disso, a atividade é uma forma de assumir riscos e buscar oportunidades, tendo como objetivo principal a geração de valor e a criação de empregos.

Empreender envolve uma série de habilidades, entre elas liderança, criatividade, capacidade de negociação, gestão financeira e marketing, entre outras. Todas as habilidades mencionadas podem ser adquiridas, quando o empreendedor se prepara para o desafio que vai enfrentar. Outras habilidades como resiliência, empatia e proatividade são muito bem-vindas por quem decide se aventurar por este caminho.

Foto: Freepik

O empreendedorismo também pode ser visto como uma boa alternativa para quem busca autonomia e independência financeira. Além disso, empreender é uma saída para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, mas por falta de oportunidades não conseguiu um espaço.  

A atividade envolve desafios e riscos, como a falta de capital, a concorrência acirrada, a falta de experiência e a instabilidade econômica, entre outros. Por isso, é importante que os empreendedores estejam preparados para enfrentar tais adversidades e buscar soluções para superá-las.

Quais as dificuldades mais comuns entre os empreendedores? 

Desde a concepção da ideia até a consolidação do negócio, desafios são o que não faltam na vida de um empreendedor. Algumas das dificuldades mais comuns entre os empreendedores incluem:

1- Falta de capital

Esse é um problema que afeta principalmente empreendedores sem um bom planejamento. Não possuir recursos o suficiente para investir no desenvolvimento da sua empresa pode até mesmo limitar o seu crescimento.

2- Concorrência acirrada

Em mercados competitivos, é comum que os empreendedores enfrentem concorrentes com produtos ou serviços similares. Isso abre portas para que o empreendedor se destaque em meio a concorrência com a personalização de serviços, se diferenciando da maioria.

3- Falta de experiência

Empreendedores iniciantes podem cometer diversos erros e o mais comum é não estudar a fundo o mercado a qual desejam se inserir. Ser competitivo no domínio do seu nicho pode dificultar ainda mais a gestão do negócio e na tomada de decisões estratégicas.

Como superar as principais dificuldades que o mundo do empreendedorismo apresenta?

Diversas estratégias e ações podem ser adotadas para combater dificuldades em qualquer negócio, elas podem ir desde ações mais simples como mais elaboradas, investindo em maior ou menor capital. Algumas soluções possíveis incluem:

1- Buscar investimento

Procurar por investimento de terceiros, como investidores-anjo, aceleradoras e incubadoras de negócios pode ser uma boa saída para quem está em dificuldade financeira com o seu empreendimento. Além disso, é importante ter um planejamento financeiro bem estruturado e buscar alternativas de financiamento, como empréstimos bancários ou crowdfunding.

2- Inovar

Oferecer a sua persona um serviço que além de sanar a sua dor seja personalizado pode fazer toda a diferença para o seu negócio. A gente não quer dizer que com isso você precise “reinventar a roda”, mas buscar por alternativas criativas para se destacar da concorrência através da inovação. E pode ser algo como a melhoria de processos internos da empresa ou a adoção de novas tecnologias, desde que funcione e faça sentido para o seu negócio.  

3- Buscar apoio e orientação

Para superar a falta de experiência ou enfrentar outros desafios, é importante buscar apoio e orientação de profissionais e especialistas na área. Isso pode incluir diversas ações como a contratação de especialistas e a participação em programas de capacitação e mentoria (individual e para a equipe), por exemplo.

Networking: como uma boa rede de contatos pode ajudar um empreendedor em início de carreira a expandir o seu negócio e consolidá-lo?

O poder e o impacto que um bom networking pode trazer ao início da jornada de um empreendedor são surpreendentes. Ter uma rede de contatos bem estabelecida pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de negócios, clientes em potencial, parceiros estratégicos e investidores.

Além disso, investir em networking pode trazer ao empreendedor valiosos insights e conhecimentos sobre o setor, tendências de mercado e ajudar na construção da sua marca pessoal. Estabelecer conexões com outros profissionais do seu setor pode conferir ao empreendedor maior visibilidade dentro do seu setor de atuação e autoridade sobre o seu nicho.

Não podemos esquecer que um bom networking pode proporcionar ainda a sensação de pertencimento a uma comunidade, onde o empreendedor pode encontrar apoio de outros empreendedores, se conectando com empresários que possam estar enfrentando desafios parecidos, encontrando assim motivação para superar problemas em sua jornada.

Plano de negócios: uma ferramenta essencial para qualquer empreendedor

A criação e a utilização de um plano de negócios pode ser uma ferramenta essencial para um empreendedor montar sua empresa. Muitos esquecem que um plano de negócios é um documento que descreve de forma clara a visão do negócio, os objetivos, a estratégia, as atividades, as metas financeiras e os recursos necessários para alcançá-los. Ele é um guia detalhado e essencial para a empresa e ajuda a estabelecer uma direção clara e definida.

Em primeiro lugar, um bom plano de negócios pode ajudar o empreendedor a identificar e analisar o mercado e o setor em que ele pretende atuar. E isso pode incluir diversas variantes como a identificação do público-alvo, a análise da concorrência e a avaliação das tendências e oportunidades de mercado. Entender o ambiente de negócios em que está entrando permite que o empreendedor ajuste a sua estratégia de para atender às necessidades do mercado.

Em segundo lugar, ele é uma ferramenta poderosa e útil para estabelecer metas e objetivos claros para a organização. Isso pode incluir metas de vendas, lucratividade, expansão, entre outros pontos que podem ser analisados. Ao estabelecer metas e objetivos, o empreendedor consegue monitorar o progresso e fazer ajustes conforme necessário para garantir o sucesso a longo prazo.

 FAQ: Perguntas frequentes

 1-    O que é necessário para ser um bom empreendedor?

Ser um bom empreendedor envolve várias habilidades e qualidades. Além disso, é preciso entender sobre a área de atuação a qual você irá pertencer, estudar a fundo sobre ela e sobre outras variáveis como comunicação, administração, gestão de pessoas, entre outras.

Capacidade de identificar oportunidades de negócios, ser um líder forte e motivador, ser criativo, inovador, ter habilidades de comunicação eficazes, ser resiliente e adaptável a mudanças, ter habilidades financeiras sólidas e ter uma compreensão clara do mercado e dos clientes também é importante para se lançar a este mundo. Ser apaixonado pelo que faz e estar disposto a trabalhar duro para alcançar seus objetivos também faz toda diferença.

2-    O que é empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é um nicho de atuação que cresceu bastante nos últimos anos não só no Brasil como no mundo. De acordo com a última pesquisa do Sebrae, feita com base nos dados do IBGE, podemos perceber que o número de mulheres empreendedoras no País cresceu quando comparado a anos anteriores, chegando a incrível marca de 10,3 milhões no terceiro trimestre de 2022. Isso representa uma parcela de aproximadamente 34% dos empreendedores nacionais.

As mulheres empreendedoras têm perfis diversos, mas muitas vezes enfrentam os mesmos desafios. Além de ter que lidar com questões relacionadas à gestão do próprio negócio, como financeiro, marketing e recursos humanos, elas também enfrentam o preconceito e a desigualdade de gênero. Por isso, é importante destacar o papel das empreendedoras femininas, que vêm se destacando e ganhando espaço no mundo do empreendedorismo, algo dominado historicamente por homens.

O empreendedorismo desempenha um papel crucial na economia do nosso país, criando negócios, gerando empregos e impulsionando a inovação em seus nichos de atuação, os empreendedores contribuem para o crescimento econômico do país e ajudam a reduzir a desigualdade social. Além disso, como mencionamos neste artigo, o empreendedorismo pode fornecer uma saída para pessoas que enfrentam dificuldades em encontrar empregos formais no mercado ou que desejam ter mais controle sobre sua carreira e vida profissional.

Compartilhe