O que é Threads? O novo concorrente do Twitter e tudo que se sabe até o momento 

Desde outubro de 2022, quando o bilionário Elon Musk comprou o Twitter, a plataforma vem passando por uma série de mudanças significativas na experiência dos usuários. Por conta disso, muitos tuíteiros estão abandonando a rede social e migrando para outras experiências.  

Dentro desse contexto, o grupo Meta, empresa responsável por redes sociais como Instagram, WhatsApp e Facebook, anunciou recentemente o lançamento do app Threads, um concorrente de peso para o Twitter.  

O Threads surge com a promessa de ser uma rede social descentralizada e independente, será um aplicativo similar a rede do passarinho azul, no qual será possível compartilhar textos, importar listas de seguidores do Instagram e usar funções como botões de curtir, comentar e repostar.  

O lançamento oficial do app para Android e iPhone (iOS) está programado para ocorrer nesta quinta-feira (06) nos Estados Unidos, mas os usuários do sistema iOS já podem visualizar a ferramenta na App Store. A seguir, confira todos os detalhes sobre a plataforma! 

O que é o aplicativo Threads? 

Como já começamos a explicar anteriormente, trata-se de uma nova rede social do grupo Meta. O Threads é uma rede social que Threads é um aplicativo cujo objetivo é compartilhar atualizações de texto de maneira instantânea. O app é desenvolvido pela Meta e terá uma integração com o Instagram, o que possibilitará ao usuário manter o nome e seguidores para a nova rede social. 

A ideia do Threads é permitir aos usuários, e aqui se incluem criadores de conteúdo e figuras públicas, compartilhem textos atualizados sobre os seus interesses e pensamentos. A experiência do Threads será semelhante ao do Twitter, focando em uma plataforma intuitiva e familiar, justamente para facilitar a transição dos usuários para as plataformas. 

Na nova plataforma do grupo Meta haverá botões de compartilhamento de postagens, curtidas e área para comentários, o Threads irá possibilitar uma interação efetiva que engloba perfis pessoais e organizacionais, tudo a partir de textos como acontece no Twitter. 

O lançamento do aplicativo, bem como o surgimento de outros concorrentes do Twitter como o BlueSky, trouxeram os holofotes de volta a Elon Musk após o empresário anunciar uma nova regra limitando os tuítes diários que podem ser vistos na rede social. Essa medida trouxe forte descontentamento aos usuários. 

Como vai funcionar o aplicativo Threads? 

 A promessa do Threads é oferecer diversos recursos e funções para tornar a navegabilidade do usuário mais prática e agradável. O grande chamariz da rede social está na possibilidade de fazer login com a conta do Instagram e realizar a migração dos contatos entre as plataformas. 

Além disso, diferentemente do Twitter, os usuários do Threads terão a possibilidade também de criar listas e serão eles quem irão definir se as postagens terão respostas abertas ao público geral ou apenas aos seus seguidores.  

Ainda na plataforma, todas as funcionalidades típicas e básicas das redes sociais, como envio de fotos, vídeos, história, mensagens, comentários e curtidas estarão disponíveis também no Threads. No Threads, as conversas ficarão salvas no direct, possibilitando que usuários que não tenham o aplicativo utilizem essa janela para interagir por meio do Instagram. 

Lançamento do Threads 

Oficialmente, a data de lançamento do Thread é no dia 06 de julho, na próxima quinta-feira, disponível para Android e iOS (iPhone). A partir da data o Threads poderá ser baixado por meio da App Store (iPhone) e Play Store (Android). 

Já é possível ler uma descrição completa do Threads na App Store: 

 “Threads é onde as comunidades se juntam para discutir tudo, dos tópicos que você se importa hoje até o que vai ser tendência amanhã. Independentemente do que você se interessa, pode seguir e conectar diretamente com seus criadores favoritos e outros que amam as mesmas coisas — ou construir uma legião fiel de seguidores por conta própria para compartilhar ideias, opiniões e criatividade com o mundo”  

Polêmicas no Twitter 

Como já foi dito no começo desse texto, desde que comprou a plataforma e assumiu o controle de tudo no final do ano passado, o empresário Elon Musk vem interferindo diretamente no site, com decisões polêmicas de usabilidade na plataforma, o que vem gerando um forte descontentamento entre os usuários. 

A última alteração que ele propôs foi anunciada no último dia 1 de julho, quando Musk informou a nova limitação de visualização das postagens tanto para usuários verificados, quanto não verificados. Os que possuírem o famigerado selo azul poderão visualizar até 6 mil tweets por dia, enquanto os demais usuários (aqueles que não pagam para possuírem o selo) poderão ver apenas de 300 a 600 postagens ao dia. 

O anúncio do bilionário não deixou claro o que consiste em uma ‘visualização’ ou uma postagem, assim ventilou-se a ideia de que as respostas poderiam contar para o limite, enquanto os anúncios não contariam. 

Easter egg no Instagram 

Como ação promocional da nova plataforma, está funcionando assim: ao pesquisar por Threads no Instagram, o usuário recebe uma divertida resposta. Um ícone vermelho, ao lado da barra de pesquisa, direciona para um convite personalizado com o nome do usuário, data e hora de lançamento do Threads e um contador regressivo. O convite ainda permite acionar um botão de lembrete, que lembrará ao usuário do Insta do lançamento do novo concorrente do twitter.  

Compartilhe