Aprenda a encontrar sua ideia de negócio e a avaliar sua viabilidade 

Quer se tornar um empreendedor de sucesso? Encontrar uma ideia de negócio é o primeiro passo! Contudo, vale lembrar que nem sempre é fácil descobrir a ideia perfeita que irá funcionar para você. É um processo desafiador que demanda bastante criatividade. Mas, existem algumas estratégias que podem te ajudar a identificar oportunidades promissoras e ainda a avaliar a viabilidade da ideia antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento do negócio. Neste texto, vamos te mostrar algumas dicas para facilitar o momento.  

Para fazer uma boa análise de viabilidade de um futuro negócio, é preciso, antes de mais nada, organizar todas as informações. Você terá todos os recursos necessários para executar o seu projeto? Estruturar toda essa parte pode parecer exaustivo, mas fará muita diferença durante todo o andamento.  

Dicas confirmar a viabilidade da sua ideia: 

  1. Identifique suas paixões e habilidades:  

Comece avaliando suas próprias habilidades e interesses. Você pode ter uma ideia de que esteja alinhada com suas habilidades profissionais, ou pode querer empreender em uma área que seja uma paixão pessoal. Se você ama cozinhar, por exemplo, pode querer considerar abrir um restaurante ou um negócio de catering. Mas além de gostar, é imprescindível ter conhecimento sobre a área e serviço que você pretende oferecer. Quanto mais você estudar, ler, e conhecer sobre o assunto e sua área de atuação, maior será o seu domínio e isso fará toda a diferença na hora de abrir e/ou administrar um negócio. 

  1. Crie um plano de negócios: 

Um plano de negócios é uma ferramenta importante para avaliar a viabilidade de sua ideia. Ele ajuda a definir a estratégia, o público-alvo, os concorrentes, o modelo de negócio, o investimento necessário e o retorno esperado. É uma oportunidade de avaliar os riscos e benefícios antes de investir tempo e dinheiro em seu negócio. Um bom plano de negócios será aquele que responde perguntas sobre como a empresa está organizada, seus clientes, fornecedores, e ainda sobre as possíveis estratégias que podem ser utilizadas para ganhar mercado e manter o empreendimento em um bom nível.  

  1. Conheça o mercado: 

Uma vez que você tenha uma ideia, é importante pesquisar o mercado para ver se há demanda para o que você está pensando em oferecer. Analise a concorrência na área que você está considerando. Existem outras empresas que já atendem essa necessidade? Você pode oferecer algo que a concorrência não oferece? Pesquise sobre o setor, os concorrentes e o público-alvo. Tente encontrar insights sobre o que está faltando e o que as pessoas desejam. Uma boa maneira de fazer isso é conduzir pesquisas com seus potenciais clientes.  

Crie uma persona do seu cliente ideal. Assim, ficará mais fácil pensar quais podem ser os consumidores perfeitos para o seu produto. Identifique também os principais atributos demográficos e de interesse: quem são; com o que se importam; quanto tempo levam até a compra; por que eles consumiriam o seu produto; e qual seria a frequência dessa compra. 

Teste também algumas variações de preço e, se o produto for tangível, permita que os clientes em potencial o examinem e usem. Pergunte se há recursos que eles gostariam de ver oferecidos e que estão indisponíveis no momento. 

  1. Pesquise tendências do mercado:  

Fique sempre de olho nas tendências do mercado e às necessidades não atendidas do público. Você pode optar por usar ferramentas como Google Trends ou redes sociais para identificar tendências emergentes e/ou oportunidades em áreas que estão crescendo rapidamente. 

  1. Faça uma análise SWOT:  

SWOT é a sigla formada pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, muitas pessoas a chamam de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). É o momento de avaliar os cenários antes de tirar a sua ideia do papel. É preciso examinar o ambiente interno e externo que compõe ou vão compor o seu empreendimento. Na maioria das vezes, esses fatores estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferente do ambiente externo, que é analisado a partir das oportunidades e das ameaças. Ou seja, esse processo consiste na análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.  

Olhar para o ambiente interno faz com que você conheça, ainda mais, o seu negócio. Já o ambiente externo revela os fatores que você não pode controlar diretamente, mas deve se preparar para enfrentar. Essa análise serve para gerar insights que, talvez, tenham passado de forma desapercebida por você. 

  1. Avalie a viabilidade financeira:  

É preciso determinar o custo de inicialização e operação do seu negócio e como você está planejando financiá-lo. Analise o potencial de receita e o tempo que levará para recuperar seu investimento. É necessário mostrar que a soma das receitas projetadas ao longo do tempo irá, em algum momento, cobrir as despesas e custos adquiridos com o processo. Além disso, é importante confirmar que os lucros acumulados irão cobrir os investimentos totais feitos e com o devido retorno que compense o capital investido.  E lembre-se: também é de suma importância escolher qual será a metodologia para poupar recursos. 

  • Analise gastos e despesas; 
  • Estipule metas; 
  • Use planilhas; 
  • Compare preço de mercadorias; 
  • Defina nichos de mercado. 

Ao seguir esses passos, você pode identificar uma ideia de negócio que esteja alinhada com suas paixões e habilidades, atenda a uma necessidade do mercado e seja financeiramente viável. Lembre-se de que empreender envolve riscos, mas fazer uma análise cuidadosa pode ajudá-lo a minimizar esses riscos e aumentar as chances de sucesso. 

Quer começar? Confira 8 ideias de como você pode iniciar o seu negócio! 

  1. Blog 

Estar presente na internet é indispensável visto que de acordo com uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios, só no Brasil, 82% das residências dispõem de conexão, o que representa um total de 59,4 milhões de domicílios. Um blog pode ser utilizado para fins pessoais, acadêmicos, profissionais, empresariais, entre outros. Isso faz com que a plataforma possa se encaixar perfeitamente com o seu perfil. Através do blog, diversas marcas, de todos os tamanhos, aproveitam a plataforma para oferecer conteúdo ao público, atrair clientes e construir uma boa imagem diante do consumidor. 

  1. Loja virtual 

De acordo com um estudo da SmartHint, o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022. E segundo o relatório The Global Payments Report 2022 o e-commerce ainda terá um crescimento anual de 18% até 2025 no país. Os números só confirmam o quanto de dinheiro esse mercado envolve. Apesar da concorrência ser gigante, você pode optar por um nicho específico e obter sucesso. 

  1. Consultoria de Marketing Digital 

Com o aumento dos canais digitais no Brasil e crescimento da competição no meio, se destacar no online é um diferencial. Para isso, ter uma consultoria de Marketing Digital é fundamental para potencializar os resultados do seu negócio. A partir daí, você terá a chance de desenvolver as melhores campanhas para obter um maior retorno com seu investimento. Se você domina essa área, esse pode ser o seu momento. Cada vez mais as empresas buscam por esse tipo de profissional para alavancar os resultados. 

  1. Redação para empresas 

De acordo com uma entrevista realizada pela DemandMetric, 78% dos executivos acreditam que o futuro do marketing está no conteúdo de valor e personalizado. E se você já pensou em trabalhar com redação para empresas, tem uma notícia boa: ainda segundo a pesquisa, 64% das instituições terceirizam a produção de conteúdo. Ou seja, quem tem reais habilidades com escrita já tem um ótimo nicho para investir. Um profissional de redação para empresas pode produzir artigos para blog, conteúdo institucionais, e-books, e-mails, anúncios, newsletters e muito mais. 

  1. Especialista em Facebook Ads e/ou Google Ads 

Você, com certeza, já se deparou com alguma propaganda de diferentes marcas ao navegar pelas redes sociais, não é mesmo? O Facebook, por exemplo, conta com mais de 2.2 bilhões de acessos mensais em todo mundo. Dominar o Facebook Ads, plataforma de anúncios da rede social, permite ajustar as configurações de acordo com as preferências da sua audiência. É possível, inclusive, segmentar a exibição da publicidade a um grupo restrito, que reúne os interesses que mais combinam com as personas da marca.  

Assim como o Facebook, o Google também é fundamental para qualquer empresa. Segundo um artigo divulgado pela Search Engine Watch, cerca de 90% dos consumidores não escolhem uma marca sem fazer uma pesquisa online na maior rede de buscas. Uma opção para sua futura empresa é aliar as habilidades tanto no Facebook Ads quanto no Google Ads, o que aumenta o portfólio de serviços oferecidos. 

  1. Dropshipping 

O termo ‘Dropshipping’ vem da palavra ‘drop’, que significa “largar” e ‘shipping’ quer dizer “remessa”. Esse novo modelo de e-commerce se popularizou rapidamente, mas poucas pessoas entendem o seu conceito. Dropshipping é um modelo que o jojista nada mais é do que um intermediário das vendas pela internet, sem precisar manter um estoque e enviar os produtos. Sua responsabilidade é atrair os clientes para a loja, receber os pedidos e repassa-lás aos forncedores. Assim, deve reter sua parcela sobre o valor da venda.  

O Dropshipping é um modelo de negócio barato e você pode vender os produtos sem uma estrutura física. Além disso, não precisar de estoque faz com que você possa começar a vender imediatamente.  

Entre os nichos de sucesso no dropshipping, podemos destacar:  

  • Itens de tecnologia; 
  • Produtos de Casa; 
  • Gadgets; 
  • Produtos de linha esportiva; 
  • Itens de Segurança; 
  • artigos para Pets. 
  1. Infoproduto 

Infoproduto é do um produto digital que, na maioria das vezes, tem o intuito de ensinar algo. Com ele, você consegue transmitir o seu conhecimento de maneira organizada e solucionar o problema de quem o está adquirindo. O infoproduto pode ser de diferentes formatos e materiais como videoaulas; e-books; podcast; mentoria e webinar, por exemplo.  

Segundo pesquisas do Sebrae, no primeiro semestre de 2020, a procura por capacitações online cresceu mais de 200%, comparado ao ano anterior. Isso gerou uma renda de 160 bilhões de dólares no mundo inteiro! A estimativa é que até 2027 esse mercado atinga um faturamento global de 241 bilhões de dólares.  

E se você quer se tornar um infoprodutor, a GodigitalEdu é o lugar certo. Aqui você conta com uma plataforma completa, com suporte desde a criação, desenvolvimento, passando pelo lançamento e até o pós-venda do seu produto digital. E diferente do que muitos pensam, você não precisa, necessariamente, ter uma formação na área para desenvolver um infoproduto. Ou seja, é mais fácil do que você imagina!  

Seja infoprodutor:  

  • Tenha flexibilidade de horários 
  • Ensine sobre o que gosta 
  • Seja seu próprio chefe 

Independente se você já tem ou não algum material, a GodigitalEdu tem tudo para te auxiliar durante esse processo. Nomes como Carlinhos Maia, Janguiê Diniz, Gilberto Augusto, Andreza Carício, Felipe Holzer, entre outros, já lançaram seus projetos conosco. 

  1. Marketing de Afiliados 

Afiliado é o responsável por divulgar os infoprodutos e receber uma comissão por cada venda feita. Para se tornar afiliado você não precisa de um investimento inicial ou escritório, basta ter acesso à internet e um certo conhecimento sobre como funciona o mercado e marketing de afiliados. Na internet é possível encontrar infoprodutos nas mais diversas áreas, assim, é importante escolher um (ou até mais que você já tenha afinidade. 

O programa de afiliados beneficia ambas as partes. Enquanto o infoprodutor consegue uma maior divulgação dos seus materiais, sem precisar investir, o afiliado consegue fazer uma renda sem precisar sair de casa, com horários flexíveis e da maneira que preferir.  

E a GodigitalEdu também conta com um programa de afiliados e você pode fazer parte dele hoje mesmo. Gostou da ideia? Clique aqui e faça o seu cadastro agora. 

Com tantas dicas ficou até mais fácil dar o pontapé inicial para um novo negócio, não é? Se você precisava ter ideias de negócio, entender como confirmar a sua viabilidade e procurava nichos para começar, temos certeza de que esse blogpost te ajudou. Continue acompanhando o nosso blog para ficar sempre por dentro de todas as tendências do universo digital e do empreendedorismo. Além disso, nos acompanhe também no instagram e no tiktok.  

Compartilhe